Logo Enfoco


    Deu ruim

    Frustração! Niterói chora a perda do Pan 2031 para Assunção

    Torcida pela cidade como sede dos Jogos lamenta decisão

    Publicado 10/10/2025 às 13:50 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Plano era ter14 modalidades em Niterói
    Plano era ter14 modalidades em Niterói |  Foto: Arquivo / Leonardo Simplício/ Divulgação/ Prefeitura de Niterói/

    O sonho de ver Niterói como palco dos Jogos Pan-Americanos de 2031 terminou em decepção nesta sexta-feira (10). Em votação realizada durante a Assembleia Geral do Comitê Olímpico das Américas (Panam Sports), em Santiago, no Chile, Assunção, no Paraguai, foi a cidade escolhida para sediar o evento esportivo continental, superando a candidatura conjunta da Cidade Sorriso e Rio de Janeiro.

    A notícia pegou muitos de surpresa e gerou reações imediatas nas ruas, como foi o caso do estudante de Educação Física Vitor Fonseca, de 25 anos, que trabalha em uma loja esportiva na rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Niterói.

    “Infelizmente, Niterói perdeu. É uma tristeza até pra economia… oportunidades de emprego… até para as crianças conhecerem os esportes, outras culturas. Gostaria muito de ver a canoagem na Baía de Guanabara e o skate, porque também sou skatista”, disse.

    Vitor Fonseca ressaltou o aspecto econômico
    Vitor Fonseca ressaltou o aspecto econômico |  Foto: Péricles Cutrim

    O projeto brasileiro previa que as competições fossem distribuídas entre cinco regiões: Barra, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói, com a promessa de que todos os locais estivessem a até 40 minutos da Vila Pan-Americana, planejada para a Zona Portuária do Rio.

    Em Niterói, o plano era sediar até 14 modalidades, incluindo surfe, vôlei de praia, vela, canoagem, skate, escalada e patinação artística. A Arena Niterói, na Concha Acústica, também seria usada para esportes como luta livre, caratê e tiro com arco.

    Ao lado da família, o estudante Pedro Luiz, de 16 anos, morador da Região Serrana do Rio, disse que apesar de tudo, continuará torcendo pela delegação brasileira. 

    “Essa mudança de ir de um país pro outro, por mais que atrapalhe a gente, não vai afetar… e a gente vai conseguir se sair muito bem. Estava torcendo, só que infelizmente não foi possível. Mas vamos acompanhar de longe mesmo assim”, pontuou.

    Pedro Luiz garantiu que vai assistir ao Pan mesmo à distância
    Pedro Luiz garantiu que vai assistir ao Pan mesmo à distância |  Foto: Péricles Cutrim

    O orçamento total previsto para os Jogos era de R$ 667,5 milhões, com promessa de impacto positivo na economia e geração de empregos.

    Tags

    Ezequiel Manhães

    Ezequiel Manhães

    Redator

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Bebidas adulteradas: mais uma fábrica clandestina é fechada

    Relacionados em Niterói