Lazer
Encontro de Fuscas agita Mercado Municipal de Niterói neste sábado
O carro começou a ser produzido no Brasil em 1959
Quase todo mundo tem uma história ou conhece alguém que tem uma história envolvendo um Fusca e no ano que o icônico automóvel completa 65 anos no Brasil, o Mercado Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, realiza seu 1º Encontro de Fuscas.
O evento acontece neste sábado (20), das 9h às 21h, e o dia não foi escolhido à toa: 20 de janeiro, data que em 1959 teve início a produção do carro em terras brasileiras e virou Dia Nacional do Fusca.
Visando aproveitar o evento, dois integrantes do Clube de Carros Antigos de Itaipu, o bancário Thiago Aguiar, de 34 anos, e o empresário Welbert de Oliveira, de 45 anos, conversaram com o ENFOCO e demonstraram muito carinho pelos Fuscas e pelo evento.
“Participar de um evento dedicado ao Fusca é sempre muito bacana, pois estamos falando de um carro extremamente icônico, que não envelhece, e que atrai olhares por onde passa, digo isso abrangendo todas as faixas etárias. Este clássico foi a figura principal para a motorização dos brasileiros, que tinham, neste carro popular da época, simplicidade e confiança”, disse Thiago. Em seguida, ele completou o pensamento: “Hoje vemos que o Fusca se adapta aos diversos gostos, seja ele original ou equipado com a vasta gama de acessórios disponíveis no mercado”, declarou o bancário, que estará presente no evento neste sábado.
Já Welbert afirmou que esta é a “primeira vez no Mercado Municipal, uma emoção e expectativa enormes, ainda mais com meu antigo participante [seu Fusca], no Dia Nacional do Fusca. Hoje estamos como convidados, como membros do Clube de Carros Antigos de Itaipu”, afirmou.
Os membros do clube afirmaram que eventos como esses não são difíceis de serem divulgados, já que basta divulgar um folheto e pronto, todos os amantes de carros antigos estarão presentes no local. Além disso: “É bem comum os integrantes dos clubes de veículos antigos se reunirem para irem juntos em carreata aos eventos. No meio antigomobilista basta circular um folder e pronto, afinal não há encontro de veículos antigos sem carros e os seus respectivos motoristas.”, afirmou a dupla.
Dilson Redinger, de 62 anos, é uma dessas pessoas que tem a vida atrelada ao Fusca. Dono de uma oficina, ele lembra como o pai comprou o Fusca.
“Ele estava andando de moto na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, quando viu um Fusca 1966 passando, meu pai nunca tinha visto e acabou seguindo o carro. No mesmo dia fez uma oferta e o comprou. O Fusca esteve na família até ano passado, foram décadas fazendo parte da nossa história”.
O comerciante conta que passou sua infância e adolescência toda nesse Fusca. “Desde que criança vivi em um banco do Fusca. Aprendi a dirigir nele, foi o primeiro carro que tive contato. Meu pai era apaixonado por automóveis, mas principalmente por Fusca e isso passou de pai para filho, hoje eu tenho meu Fusca e é uma paixão que não morre”.
O 1º Encontro de Fuscas é uma oportunidade única para os entusiastas exibirem seus Fuscas clássicos e compartilharem histórias sobre suas experiências com esses veículos atemporais.
A entrada é gratuita, e para aqueles que forem de Fusca o estacionamento é gratuito e algumas lojas do Mercado Municipal estarão com preços promocionais neste sábado (20).
Serviço
1º Encontro de Fuscas / Sábado: 20 de janeiro
Mercado Municipal de Niterói
Endereço: Avenida Feliciano Sodré, 488 – Centro, Niterói
Horários Mercado Municipal de Niterói:
Floricultura, Boulevard e Mercado: 9h às 21h/ Gastronomia e Biergarten: 11h às 23h
Praça de Alimentação: 11h às 23h
Estacionamento no local
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!