Olimpíadas
Com Rio Sena sujo, público pede triatlo em Niterói: 'Vem pra cá'
Competições foram adiadas em Paris após contaminação na água
Enquanto os franceses enfrentam problemas de poluição e tiveram que adiar competições da ‘World Triathlon’, que aconteceria no Rio Sena, em Paris, nesta terça-feira (30) - em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, a água segue liberada para banho em vários pontos, conforme o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
No entanto, devido às condições meteorológicas e aviso de ressaca da Marinha, a Defesa Civil Municipal faz alertas sobre transitar pela orla.
Apesar do tempo chuvoso que cobre a cidade, os moradores não perderam a oportunidade de brincar com a situação, no ritmo de Jogos Olímpicos.
‘’Vem pra cá galera, vamos competir aqui! Pega um voo, vem pra Praia de Icaraí e faz a competição acontecer aqui. Está chovendo mas as aulas continuam rolando. Faça sol e faça chuva, independente do clima ou não, está funcionando o treino’’, brincou o boxeador Léo Brasil, de 45 anos.
A decisão de adiar a disputa do triatlo masculino, que aconteceria durante esta manhã, foi determinada pelo Comitê Olímpico dos Jogos Paris 2024.
A suspensão foi feita após testes de qualidade da água indicarem níveis de contaminação que representavam riscos à saúde dos competidores. A poluição foi causada pela chuva que atingiu a capital francesa no último fim de semana.
Leia+: Triatlo masculino é adiado no Rio Sena; saiba o motivo
Com o Rio Sena fora de jogo, fica a pergunta: onde os atletas podem encontrar águas mais seguras para competir?
Conforme o último boletim divulgado pelo Inea, no último dia 25, os pontos à esquerda da Pedra de Itapuca, em Icaraí, estão próprios para banho.
Em frente às ruas Otávio Carneiro e Mariz e Barros, no mesmo bairro, o boletim também confirmou a qualidade segura da água. Ainda segundo o órgão, as praias de Niterói são analisadas duas vezes por semana.
Para a comerciante Patrícia de Paula Antunes, de 59 anos, a confiabilidade na qualidade da água da Praia de Icaraí também depende do cuidado da comunidade geral e da gestão governamental.
‘’Ora dizem que está apropriado para banho, mas vem uma chuva e bagunça tudo. Eu acho que tem que ter um governo mais eficiente para não deixar isso acontecer, porque a natureza é linda! Se a gente não cuidar, como é que a gente vai poder curtir, fazer um triatlo?’’, questionou a moradora.
Ainda segundo Paula, que pratica vôlei há 10 anos na Praia de Icaraí, os atletas que se exercitam na praia já estão acostumados com a chuva: ‘’Estava caindo uma chuvinha, ameaçando. A gente jogou um tempo, mas lamentavelmente tivemos que parar. Mesmo assim, até com chuva a gente curte a praia de Icaraí’’, compartilhou.
Provas remarcadas
Agora, a competição de Paris 2024 deve acontecer na próxima segunda-feira (5). O percurso do triatlo, que combina natação, ciclismo e corrida na mesma prova, terá início na ponte Alexandre III, no centro da capital parisiense.
O Brasil conta com um total de quatro atletas classificados no triatlo. No masculino competem Manoel Messias e Miguel Hidalgo. E no feminino vão participar Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes.
Além do triatlo, as provas da maratona aquática também estão previstas para as águas do Rio Sena. A data original ainda não foi alterada: dias 8 e 9 de agosto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!