Curioso
'Chuva de tanajuras' intriga moradores de Niterói
Praia amanheceu com areia coberta pelos insetos
Na manhã desta terça-feira (22), os moradores e banhistas da Praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, foram surpreendidos por uma grande quantidade de tanajuras. O fenômeno, popularmente conhecido como "chuva de tanajura", transformou a paisagem da praia, cobrindo as areias com os pequenos insetos, para a curiosidade e espanto de quem passava pelo local.
O ENFOCO foi até o local e constatou a grande quantidade de tanajura, que tomou conta de praticamente toda a faixa de areia da praia. Segundo relatos nas redes sociais, houve aparição também em outros bairros de Niterói e também em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
Esse fenômeno é comum em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões de clima tropical. Em Piratininga, a presença das formigas gerou misto de espanto e curiosidade entre os banhistas, que precisaram desviar das tanajuras enquanto aproveitavam o dia na praia.
As tanajuras não representam risco à saúde, mas a grande quantidade do inseto pode levar desconforto para alguns.
O morador da região, João Carlos Marques, de 63 anos, relata que, embora o fenômeno não seja inédito, a quantidade de formigas desta vez foi consideravelmente maior do que em outros anos.
Já vi isso acontecer antes, mas nunca com tantas formigas assim. A praia amanheceu com a areia quase coberta de tanajuras. Para onde você olhar na praia, você vai encontrar tanajuras”
Apesar do incômodo inicial para quem estava na praia, muitos banhistas demonstraram curiosidade em relação às tanajuras. As formigas são tradicionalmente consumidas em algumas regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, onde são fritas e servidas como iguaria, até mesmo em farofas.
Biológo explica
O biólogo Claudio Machado, do Instituto Vital Brazil, indica que esse aumento pode estar relacionado a fatores climáticos e ao ciclo de vida das colônias de formigas. Segundo o especialista, a "chuva de tanajura" ocorre geralmente após chuvas e mudanças bruscas de temperatura, quando as formigas saem para realizar o acasalamento.
"A aparição de tanajuras está intimamente relacionada a fatores climáticos, como a umidade e a temperatura, além de ciclos reprodutivos que ocorrem após as chuvas, onde a disponibilidade de recursos alimentares e mudanças ambientais, como o desmatamento, também desempenham papéis cruciais na dinâmica populacional dessas formigas", disse o biólogo.
O que são tanajuras?
Tanajuras são as formigas fêmeas da espécie Atta, conhecidas popularmente como saúvas. Elas aparecem especialmente durante a época de reprodução, quando realizam a revoada nupcial, um fenômeno comum nas regiões tropicais, principalmente no Brasil.
A tanajura é a futura rainha de uma nova colônia de formigas e, após o acasalamento, perde suas asas e procura um local para iniciar um novo formigueiro.
Recomendações básicas
Quando um local está infestado de tanajuras, é importante tomar algumas medidas para controlar a situação e evitar que a infestação cause transtornos maiores. Então, o ENFOCO vai dar algumas dicas sobre o que fazer nessa ocasiões:
1 - Fechar portas e janelas: Durante o período de revoada, as tanajuras podem invadir casas e estabelecimentos. Mantenha portas e janelas fechadas, utilizando telas de proteção, se possível, para evitar a entrada dos insetos.
2 - Limpeza e retirada de lixo: As formigas são atraídas por restos de comida e material orgânico. Manter o ambiente limpo e sem acúmulo de resíduos, principalmente alimentos, ajuda a reduzir a atração de tanajuras e outras formigas.
3 - Uso de repelentes naturais: Algumas plantas e substâncias naturais, como cravo-da-índia, hortelã, e vinagre, podem funcionar como repelentes. Espalhar cravo em pontos de entrada pode ajudar a manter as formigas afastadas.
4 - Aplicação de inseticidas: Em casos de infestações maiores, o uso de inseticidas específicos para formigas pode ser necessário. Porém, é recomendável utilizar produtos seguros e seguir as instruções do fabricante para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.
Se a infestação for muito grande e persistente, o ideal é procurar ajuda de profissionais especializados em controle de pragas para uma solução mais eficaz.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!