Melhorias
Banheiro na Ponte Rio-Niterói? Veja sugestões de usuários para via
Reunião participativa foi iniciativa da ANTT com a Ecoponte
Cerca de 50 pessoas compareceram ao auditório do Sesc Niterói, em São Domingos, nesta terça-feira (17), para a reunião participativa sobre a concessão da Ponte Rio-Niterói. O encontro foi uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceira com a Ecoponte, concessionária que administra a via. Durante o evento, o público presente pode deixar sugestões para melhorias na via.
Entre os tópicos em pauta destacaram-se a inclusão de novos investimentos em segurança viária, a readequação de elementos de proteção e a instalação de mecanismos de monitoramento em tempo real.
Uma das sugestões ouvidas foi do administrador de empresas Roberto Santos, de 64 anos. Por ser uma via muito movimentada, com cerca de 150 mil veículos trafegando diariamente e com engarrafamentos nos horários de pico, a ideia de Roberto seria a construção de banheiros na entrada e na saída da Ponte Rio-Niterói, nos dois sentidos.
“Imagina que estamos na Ponte, acontece alguma coisa e fica engarrafado. Às vezes a pessoa está apertada para ir ao banheiro ou passando mal, como ela vai fazer? As vezes pode demorar algumas horas para atravessar e chegar até um local que tenha um banheiro. A pessoa não pode fazer suas necessidades e jogar no mar, né? Dou essa sugestão até pelo alívio físico da pessoa”, argumentou Roberto.
O processo de levantamento de necessidades é uma etapa necessária antes da revisão ordinária ou extraordinária do contrato, bem como de possíveis ajustes contratuais, segundo a ANTT.
Já o bombeiro militar Eduardo Oliveira da Silva, de 54 anos, fez uma sugestão para o tráfego de motociclistas na rodovia.
“Temos que tratar de vidas. Nessas horas não pode ter vaidade. Temos que evitar acidentes. Eu, como bombeiro, sei como é tudo isso. Na Ponte, as faixas de divisão têm um ressalto e fica um perigo, principalmente quando chove, a pista fica molhada. Quando a roda da moto passa por ali, acaba jogando a moto pro lado, perde o equilibro e muitos acabam caindo, podendo causar acidentes e até morte. Gostaria que a Ponte retirasse esse ressalto e colocasse apenas tinta para evitar esses tipos de acidentes. Acho bem viável”, explicou Eduardo.
Haverá outro encontro aberto ao público nesta quarta-feira (18) no Hotel Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160), Zona Sul do Rio.
Projetos à vista
O diretor superintendente da Ecoponte, Júlio Amorim mostrou alguns projetos futuros que estão em avaliação para a Ponte Rio-Niterói. Entre eles, estão:
- “Free Flow”, que é a retirada das cabines de pedágio para a tarifa dinâmica;
- Ampliação do garrafão da Praça de Pedágio e Implantação de cabine exclusiva para motos (Cabine Flex);
- Implantação de Faixa Adicional da rampa de subida do Contomo até o
- Mocanguê (Sentido Rio);
- Faixa Adicional Motos em ambos os sentidos
Sugestões por e-mail
As sugestões da população também podem ser feitas por escrito ao e-mail rp013_2024@antt.gov.br. O prazo para o envio de manifestações escritas é até o próximo dia 30, até as 18h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!