Logo Enfoco


    Cidades

    Niterói pede opinião do público sobre adotar ônibus elétrico

    Publicado 11/10/2021 às 18:29 | Atualizado em 13/10/2021 às 10:38 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Niterói pede opinião do público sobre adotar ônibus elétrico
    Consulta pública começou neste domingo (10). Foto: Ascom Niterói

    A Prefeitura de Niterói iniciou neste domingo (10) uma consulta pública para que os moradores da cidade possam opinar sobre o ônibus elétrico modelo Caio Millenium, cedido gratuitamente pelo fabricante, que está circulando em testes em algumas linhas da cidade. O objetivo da consulta é avaliar a percepção da população de Niterói sobre o uso dessa nova tecnologia.

    Niterói pretende lançar, no primeiro semestre do ano que vem, uma licitação para uma compra inicial de 40 ônibus elétricos, o que corresponde a 5% da frota atual de ônibus da cidade, ampliando depois para 10% o uso dos elétricos.

    “Essa é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera. Um compromisso com o meio ambiente. Queremos ouvir o niteroiense sobre a iniciativa de adotarmos o ônibus elétrico”, diz o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

    A consulta está disponível até o dia 10 de novembro na plataforma Colab. Também é possível responder as perguntas pelo aplicativo Colab disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

    Além de responder se já fez alguma viagem no ônibus em fase de testes e sua experiência durante o trajeto, o niteroiense pode responder se aprova a substituição dos ônibus tradicionais pelos elétricos e se usaria o transporte público com mais frequência se a substituição for implementada.

    Testes

    A fase de testes com o ônibus elétrico começou no dia 20 de setembro pela linha 49. Naquela data, o prefeito Axel Grael falou da importância de testar diferentes tecnologias antes de adotar um modelo de transportes público sustentável para a cidade.

    “Estamos testando as diferentes tecnologias para termos certeza de que a autonomia e os parâmetros técnicos, que são anunciados pelos fabricantes, são os adequados para Niterói. O ônibus elétrico é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera, e uma solução que tem a ver com o nosso compromisso climático para Niterói”, disse Axel Grael.

    O secretário Renato Barandier, que coordena o processo de aquisição dos ônibus elétricos, disse que o período de testes será fundamental para uma decisão da prefeitura e dos consórcios sobre os investimentos na tecnologia.

    Renato Barandier disse que, com esse período de testes, os consórcios vão poder conhecer a tecnologia empregada neste tipo de veículo, fazer avaliações operacionais de custo, de manutenção e entender a sua eficiência. Segundo ele, os empresários vão poder comparar o ônibus elétrico com o ônibus tradicional, movido a óleo diesel. Ele espera que, ao final desta avaliação, já se tenha uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental que os ônibus elétricos têm a oferecer para Niterói.

    Especificações

    O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de uso.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Rio faz parceria para capacitação profissional de pessoas LGBTQIA+

    Próximo artigo
    >

    Poeta do Rock: morte de Renato Russo completa 25 anos nesta segunda

    Relacionados em Cidades