Canal de Itaipu
Moto aquática no canal de Itaipu: pode ou não?
Embarcações com motor devem ficar distantes da orla
No último final de semana (13), quatro motos aquáticas foram flagradas por banhistas no canal de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, circulando perto da faixa de areia e, consequentemente, próximo de famílias que estavam por lá. No local, a única sinalização é uma placa que diz "Entrada e saída de embarcações de resgate", o que deixou uma dúvida se é permitido ou não o tráfego de motos aquáticas particulares.
De acordo com o Almirante Jaques, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), as embarcações só são permitidas se cumprirem as normas de segurança do tráfego: manter distância de 200 metros da orla, a não ser que seja para embarque e desembarque de passageiros. Nesse caso, a velocidade deve ser mantida em 5 km/h, em perpendicular à orla, no local onde não tenham banhistas.
A CPRJ é agente de autoridade marítima responsável pela fiscalização diária das embarcações nas águas interiores e no litoral do Rio e Niterói, e essa averiguação ocorre através de inspetores navais.
"As equipes de inspetores navais abordam as embarcações, verificando sua documentação, a habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, e o comportamento da embarcação quanto às regras de navegação", explicou em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!