Fenômeno
Mar agitado é contemplado por moradores em Niterói
Ondas grandes também foram aproveitadas por surfistas na cidade
A forte ressaca que atingiu a carioca nesta quinta-feira (19) fez com que moradores saíssem de casa, mesmo em meio ao frio, para contemplar o vaievém das ondas gigantes e o mar agitado.
Na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, por exemplo, quem vive nos bairros próximos pôde registrar o mar durante a passagem do ciclone subtropical Yakecan, alertado por autoridades marítimas desde o início desta semana.
As entradas da praia tiveram que ser interditadas pela Defesa Civil devido a força das ondas. Também havia placas alertando para o risco de morte por afogamento, em caso de entrada no mar. Dos seis tradicionais quiosques da praia, apenas um estava aberto.
Apesar dos alertas, o moradores de Itaipu, Leandro Souza, revelou a paixão pelo fenômeno do choque da maré nas pedras.
Sempre que o tempo está assim eu venho. Amo fotografar isso
Grandes ondas
Quem esteve na praia de Itacoatiara mais cedo nesta quinta também percebeu que grandes ondas foram formadas no local. Confira um vídeo do momento:
O surfista niteroiense Gabriel Sampaio, não só presenciou o fenômeno, como se arriscou nas ondas gigantes. Ao ENFOCO, ele contou que dias como o desta quinta são seus preferidos para surfar.
''Procuro estar sempre surfando em dias de ressaca, não apenas no Brasil, mas também em Nazaré-POR, para onde já fui algumas vezes. Tive meu primeiro contato com o surf aos três anos, hoje tenho 25'', declarou.
Condições climáticas
A Marinha do Brasil informou que a tempestade subtropical Yakecan, que encontra-se a aproximadamente 310 km da costa de Santa Catarina, pode trazer ventos intensos.
São esperadas rajadas de 75km por hora nas proximidades da costa entre os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em alto mar os ventos podem chegar a 92km/hora.
O comunicado também alerta para a possibilidade de ressaca, com ondas entre 2,5 e 4 metros também entre o litoral do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!