Fiscalização
Mais de 700 ônibus são multados no Rio por falta de ar-condicionado
Cerca de 250 foram aplicadas somente nesta quinta-feira
A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, aplicou 725 multas nos últimos três dias, das quais 255 somente nesta quinta-feira (19) às empresas de ônibus por falta de ar-condicionado nos coletivos. A soma das infrações aplicadas gira em torno de cerca de R$ 400 mil. A fiscalização atuou em várias partes do município, como nos bairros do Centro, Botafogo, Tijuca e Taquara, de acordo com a Secretaria.
As operações específicas para fiscalizar a falta de ar-condicionado nos ônibus da frota municipal aconteceram em cumprimento ao decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado na última terça-feira (17) no Diário Oficial do Município. O valor de cada multa por ônibus circulando com ar-condicionado desligado ou com defeito é de R$ 536,28.
A Secretaria Municipal de Transportes não esclareceu ao ENFOCO se as operações desta natureza vão continuar nos próximos dias. Informou apenas que "as ações de fiscalização nas ruas e garagens de ônibus fazem parte da rotina diária da empresa. Nos casos de irregularidades, o consórcio responsável é autuado e seus veículos, dependendo de como está sua conservação, podem ser lacrados".
A Secretaria de Transportes do Rio disse ainda que "qualquer pessoa pode denunciar a má prestação de serviços para a Prefeitura na Central de Atendimento 1746". A frota total dos ônibus municipais do Rio é de 3,5 mil veículos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!