Logo Enfoco


    Cidades

    Maiores de 25 anos começam a ser vacinados em São Gonçalo

    Publicado 03/07/2021 às 18:08 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Calendário segue avançando na cidade com objetivo de ofertar imunizante para toda a população vacinável. Foto: divulgação

    Jovens com mais de 25 anos poderão se vacinar contra a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (5), em São Gonçalo. O calendário segue avançando na cidade com objetivo de ofertar a vacina para toda a população vacinável com mais de 18 anos até a próxima sexta-feira (9).

    Doze pontos de vacinação, três deles com drive thru, estarão disponíveis. Dez locais funcionam das 8h às 17h. A Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam até 21h. Nestas duas unidades, os gonçalenses devem chegar até as 20h30 e nos outros locais até 16h30. 

    Vale lembrar que, mesmo após as datas, as vacinas continuarão disponíveis para todos os munícipes e que não há necessidade de correria aos pontos de vacinação, principalmente nas primeiras horas da manhã. Para melhor atender os mais jovens, o drive thru da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade será desativada e a demanda remanejada para o Clube Maua partir de segunda-feira (5). Os funcionários vão se concentrar na vacinação de pedestres, que terá atendimento ampliado por causa da procura maior. 

    Gestantes

    As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer, segundo informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde. Essas grávidas estão aptas para esta vacina, em São Gonçalo, a partir do fim de julho. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado.

    No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos. 

    A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo também continua vacinando portuários, trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais, veterinários – que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas, puérperas e lactantes com bebês de até 12 meses sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde – todos acima dos 18 anos.  

    Para a segunda dose, as vacinas Astrazeneca e Coronavac estão disponíveis. A primeira para quem tem mais de 12 semanas de vacinado e a segunda para quem tem mais de 21 dias de vacinado. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.   

    Comprovante

     Para a vacinação, todos devem apresentar CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência no próprio nome. Quem não tiver comprovante de endereço no próprio nome poderá apresentar comprovante no nome de seus pais ou cônjuge, desde que comprove tal parentesco.   

    Balanço

    Desde o início da campanha, a cidade vacinou 447.272 pessoas. Destas, 8.459 receberam a dose única da Janssen. Ao todo, 32.224 trabalhadores da saúde, 135.853 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 82.509 pessoas com comorbidades, 1.295 pessoas com deficiência permanente, 8.189 trabalhadores da educação, 373 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.796 acamados, 174.375 pessoas da população em geral com mais de 28 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 172 portuários e 4.058 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Até as 15h deste sábado (3), 142.075 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.    

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Estudo detecta resistência de mutação do vírus HIV no Brasil

    Próximo artigo
    >

    Em jogo morno, Vasco vence o Confiança e sobe na tabela da Série B

    Relacionados em Cidades