Logo Enfoco


    Cidades

    Mãe reencontra o filho com ajuda da Assistência Social de Niterói

    Publicado 23/02/2021 às 12:11 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Mãe reencontra o filho com ajuda da Assistência Social de Niterói
    Entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, 106 pessoas puderam retornar as suas cidades de origem. Foto: Luciana Carneiro/ Ascom Niterói

    No último sábado (20), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) embarcou G., de 24 anos, de volta para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A jovem estava sendo aguardada pela irmã e uma amiga com quem irá morar e que está ajudando a conseguir a guarda de seu filho de apenas 2 anos de idade.

    No último ano, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, 106 pessoas puderam retornar as suas cidades de origem através do programa de recambiamento da Prefeitura de Niterói.

    G., que estava há 1 mês em Niterói, saiu de Curitiba em direção ao Rio. Quando chegou em Niterói, conheceu o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio de pessoas em situação de rua e foi atendida no Centro Pop, que faz atendimento de pessoas em vulnerabilidade social.

    “O trabalho desenvolvido pelo Centro Pop é fundamental para garantir direitos e dar dignidade às pessoas. São casos como esse, de superação das adversidades, que nos dão força pra trabalhar ainda mais duro, dia após dia. Parabéns aos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, disse Vilde Dorian, secretário municipal de Assistência Social.

    O coordenador da equipe de abordagem da Secretaria, Eric Moura, conta que, além de fazer as refeições no Centro Pop (almoço e lanche), a jovem também teve atendimento técnico feito pela equipe.

    “Nossa equipe fez a ponte com familiares e amigos para tentar restabelecer vínculos para que ela pudesse retornar para a cidade e possibilitar o reencontro com o filho do qual perdeu a guarda há aproximadamente 1 ano. Além disso, G. precisou de ajuda e força de vontade para parar com o uso de álcool e drogas", explicou.

    Em uma conversa, G. falou da ansiedade pelo reencontro com o filho.

    "Estou há um ano sem vê-lo. Ele é minha vida. Eu trabalhava como auxiliar de cozinha. Depois comecei a rodar por aí e pagar lugar para ficar com meus desenhos. Já estou para conseguir emprego e a guarda do meu filho de volta. Fiquei pelas ruas, foi muito difícil. O Centro Pop foi muito importante. Sempre fui andarilha, mas agora quero sossegar", contou a jovem enquanto mostrava fotos do filho.

    A Secretaria Municipal de Assistência Social de Niterói tem o Plano Municipal de Recambiamento cujo objetivo, além do retorno de pessoas em situação de vulnerabilidade para suas cidades de origem, é garantir o fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados. Também é realizado um contato com a rede socioassistencial do município que acolherá o usuário no seu retorno à família.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Adolescente é baleado na cabeça em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Traficantes deixam recado para motoristas da RJ-104, em São Gonçalo

    Relacionados em Cidades