Vegetação em chamas
Incêndio em mata assusta em SG. Fumaça chega próximo a hospital
Acionados, bombeiros não estiveram no local, segundo moradores
Um incêndio em uma extensa vegetação assustou os moradores da Rua Luiz Luque, no bairro Água Mineral, em São Gonçalo, na tarde desta quinta-feira (13). O fogo atingiu uma região de mata da Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, no mesmo bairro. A área em questão tinha sido recém reflorestada, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo.
De acordo com os moradores, o fogo começou por volta das 15h e segue até o momento. A fumaça e a fuligem estão próximas ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), que fica cerca de 500 metros próximo ao local das chamas.
Segundo uma moradora, que não quis se identificar, o incêndio se iniciou após colocaram fogo em uma pilha de lixo na Rua Waldir dos Santos, aproximadamente um quilômetro depois da Rua Luiz Luque.
Ainda segundo os moradores, o fogo foi se alastrando rápido até chegar no local. Perto de onde o fogo segue queimando, existem cerca de oito casas e quatro postes com fios de energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros, cujo quartel fica bem próximo, foi acionado pelos moradores que presenciaram o começo do incêndio, os agentes foram até o local para controlar o fogo.
Segundo informações, funcionários do Heat estão fechando algumas janelas devido ao cheiro da fumaça e fuligem que se aproximam da unidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo, um alerta de risco de queimadas foi emitido voltado para a área de mata da cidade.
O subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assunção, esteve no local em apoio às equipes dos bombeiros.
“É importante que a população tenha consciência de que essa é uma prática criminosa, que afeta diretamente todo o trabalho de preservação que vem sendo desenvolvido na cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso Pereira Rosa.
No local onde o incêndio se iniciou, existe uma placa que alerta que atear fogo em área de mata é considerado crime ambiental.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!