Logo Enfoco


    Cidades

    Hospital Antônio Pedro tem mais de 100 vagas para residência médica

    Publicado 07/10/2021 às 17:06 | Atualizado em 08/10/2021 às 12:43 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Hospital Antônio Pedro tem mais de 100 vagas para residência médica
    Hospital Universitário Antônio Pedro tem mais de 100 vagas para residência. Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

    A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou nesta quarta-feira (6) os editais do Exame Nacional de Residência (Enare) de 2021. Os editais estão disponíveis no site do Enare. As inscrições poderão ser realizadas de 20 de outubro a 8 de novembro, no mesmo endereço eletrônico, e as provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano.

    Mais de 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional serão ofertadas em 81 instituições distribuídas em todo o país. No Hospital Universitário Antônio Pedro, no Centro de Niterói, são 96 vagas ofertadas e mais seis reservadas para serviço militar obrigatório.

    As vagas são para: Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Dermatologia; Ginecologia E Obstetrícia; Infectologia; Medicina Nuclear; Medicina Preventiva E Social; Neurocirurgia; Neurologia; Oftalmologia; Ortopedia E Traumatologia; Otorrinolaringologia; Patologia; Patologia Clínica/Medicina Laboratorial; Pediatria; Psiquiatria; Radiologia E Diagnóstico Por Imagem; Clínica Médica; Transplante De Córnea; Administração Em Saúde; Ecocardiografia; Endoscopia Respiratória; Neonatologia; Neurofisiologia Clínica; Neurologia Pediátrica; Pneumologia Pediátrica; Psiquiatria Da Infância E Adolescência; Cardiologia; Cirurgia Da Mão; Cirurgia Plástica; Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Endocrinologia E Metabologia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia E Hemoterapia; Mastologia; Nefrologia; Pneumologia; Urologia.

    O Enare foi criado em 2020 para otimizar a forma de seleção dos residentes. Segundo a Ebserh, as universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção.

    “Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras”, explicou a empresa.

    Na edição deste ano, as provas serão realizadas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

    Classificação

    A Ebserh explica que o sistema de classificação é semelhante ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção de estudantes da graduação em universidade federais. Depois das provas, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá utilizá-la para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, no fechamento do sistema, quem ocupará as vagas.

    Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva.

    Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Foram 304 para 41 especialidades de residência médica, oito para a residência uniprofissional (entre enfermagem e física médica) e 93 para a residência multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. Com o aumento de vagas deste ano, a Ebserh espera uma maior diversificação nas especialidades profissionais.

    A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Diretor-executivo do Vasco revela meta de pontos do clube para subir à Série A

    Próximo artigo
    >

    Resort de Maricá começará a ser construído este ano

    Relacionados em Cidades