Logo Enfoco


    Paralisação

    Garis do Rio entram em estado de greve por tempo indeterminado

    Anúncio foi feito pelo sindicato da categoria nesta segunda

    Publicado 28/03/2022 às 16:06 | Autor: Anderson Justino
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Greve dos garis da Comlurb em 2014.
    Greve dos garis da Comlurb em 2014. |  Foto: Divulgação / Mídia Ninja

    Os garis da cidade do Rio iniciaram, na tarde desta segunda-feira (28), estado de greve por tempo indeterminado. A informação oficial é do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio, que representa os trabalhadores da Comlurb.

    O órgão garante que a legislação está sendo respeitada e que apenas o contingente mínimo segue tralhando. A coleta de lixo é considerada como serviço essencial. 

    Representantes do sindicato estiveram reunidos com a direção da Comlurb nesta segunda, mas não chegaram a um acordo entre as partes. 

    A audiência virtual desta segunda foi realizada pela Câmara de Dissídios Coletivos da Justiça do Trabalho. O pleito dos representantes da Comlurb, não aceita pela categoria, era aumentar de 4% para 5% a proposta de reajuste salarial.

    Presidente do sindicado, Manoel Meireles disse que a proposta não é aceitável. Segundo ele, os trabalhadores já lutam há três anos por conta de uma inflação de quase 20%.  

    “Nós estamos em greve procurando uma melhora para todos nós, e não podemos deixar furar. Se furar acaba tudo. Então nós vamos partir para a greve e amanhã [terça], às 14h, nós vamos fazer uma nova avaliação em frente à prefeitura. Até lá, o trabalhador que fique em casa, que não saia para não ter conflitos com os colegas", sugeriu o presidente. 

    Na semana passada, a categoria já tinha anunciado que entraria em estado de greve. O Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região acatou um pedido da Comlurb e reconheceu ilegalidades na paralisação, afirmando que colocaria em risco o interesse público das atividades. 

    Proposta da categoria 

    - Reajuste de 25% nos salários;

    - reajuste de 25% no tíquete alimentação;

    - conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS);

    - implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Alopecia: entenda distúrbio que afeta esposa de Will Smith

    Próximo artigo
    >

    Ministro da Educação é exonerado do cargo

    Relacionados em Cidades