Paralisação
Garis do Rio entram em estado de greve por tempo indeterminado
Anúncio foi feito pelo sindicato da categoria nesta segunda
Os garis da cidade do Rio iniciaram, na tarde desta segunda-feira (28), estado de greve por tempo indeterminado. A informação oficial é do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio, que representa os trabalhadores da Comlurb.
O órgão garante que a legislação está sendo respeitada e que apenas o contingente mínimo segue tralhando. A coleta de lixo é considerada como serviço essencial.
Representantes do sindicato estiveram reunidos com a direção da Comlurb nesta segunda, mas não chegaram a um acordo entre as partes.
A audiência virtual desta segunda foi realizada pela Câmara de Dissídios Coletivos da Justiça do Trabalho. O pleito dos representantes da Comlurb, não aceita pela categoria, era aumentar de 4% para 5% a proposta de reajuste salarial.
Presidente do sindicado, Manoel Meireles disse que a proposta não é aceitável. Segundo ele, os trabalhadores já lutam há três anos por conta de uma inflação de quase 20%.
“Nós estamos em greve procurando uma melhora para todos nós, e não podemos deixar furar. Se furar acaba tudo. Então nós vamos partir para a greve e amanhã [terça], às 14h, nós vamos fazer uma nova avaliação em frente à prefeitura. Até lá, o trabalhador que fique em casa, que não saia para não ter conflitos com os colegas", sugeriu o presidente.
Na semana passada, a categoria já tinha anunciado que entraria em estado de greve. O Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região acatou um pedido da Comlurb e reconheceu ilegalidades na paralisação, afirmando que colocaria em risco o interesse público das atividades.
Proposta da categoria
- Reajuste de 25% nos salários;
- reajuste de 25% no tíquete alimentação;
- conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS);
- implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!