Perigo
Explosão deixa servidor ferido no Hospital Antônio Pedro, em Niterói
Serviços de fracionamento de leite foram paralisados
Um servidor teve queimaduras no braço e no rosto durante uma explosão no banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, nesta segunda-feira (28).
De acordo com denúncia de servidores, o fator que ocasionou o acidente foi o bico de chamas que realiza o fracionamento do leite e o processo de pasteurização, que consiste no aquecimento do leite de 72ºC a 75ºC durante 15 a 20 segundos, a fim de destruir os microrganismos causadores de diversas doenças.
Segundo testemunhas, quando uma servidora foi abrir o bico para começar a fracionar o leite nesta segunda-feira (28), uma labareda subiu e ela não conseguiu apagar, em seguida houve vazamento de gás, e ao chamar a equipe de manutenção houve a explosão, ferindo o funcionário que realizava o serviço de conserto.
Ainda segundo denúncia de servidores do local, o problema com o bico de chamas ocorre desde 2019.
"Em 2019 ocorreu o primeiro acidente, saiu labareda e fogo e não conseguíamos apagar, ultimamente quando ocorre chamamos o pessoal da manutenção, vem engenheiro, só que eles fazem um paliativo e a gente começava a trabalhar de novo", relatou uma funcionária que preferiu não se identificar.
Após a explosão, o serviço de fracionamento e pasteurização foram paralisados. Procurada, a direção do hospital informou que a combustão foi causada por uma empresa terceirizada durante uma testagem de avaliação do bico, quando uma labareda entrou em contato com a mangueira causando um rompimento e uma chama inesperada. O incidente levou à queimadura do braço do funcionário terceirizado, que foi prontamente atendido no HUAP, liberado para casa e passa bem. O próprio funcionário da empresa imediatamente conteve a chama.
O Hospital Universitário Antônio Pedro ressalta que a manutenção é feita de forma periódica, sendo a última realizada no dia 7 de fevereiro. O incidente não foi causado por um problema no bico de bunsen. A unidade acrescenta que o local não precisou ser isolado, porém, como medida de segurança e para checar se houve algum dano, o processo de pasteurização está paralisado até a elaboração de um parecer técnico pelo setor responsável, a fim de avaliar a possibilidade de ser retomado o mais breve possível.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!