Cidades
Domingo de diversão e lazer é sucesso na Praia de Icaraí
Diversas famílias aproveitam o domingo (24) para circular livremente pela Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na orla da Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, que foi aberta parcialmente ao público desde o início da manhã. Até o momento, uma das atividades de lazer mais praticadas, principalmente pelas crianças, acompanhadas dos seus pais, é a pedalada de bicicleta.
No local também acontecem shows musicais e os visitantes fazem a festa nas feirinhas instaladas na principal via do bairro, que foi fechada em meia-pista ao trânsito entre as Ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros e assim permanecerá até às 18h, para a realização das práticas de esportes e cultura. As bandas das agremiações Viradouro e Cubango já passaram por lá e fizeram a galera sambar.
O projeto de abertura da orla de Icaraí para lazer acontece após o sucesso do evento ‘Orla viva’, realizado em setembro. A aprovação da população à realização de eventos culturais, esportivos e de lazer foi confirmada em audiência pública na Câmara Municipal.
Servidor público, Aristides Rezende, de 47 anos se alegra com essa decisão de liberar a via. Ele mora no Ingá e levou a sua família na orla de Icaraí para fazer mais uma comemoração referente a vitória do Flamengo, contra o River Plate, durante a Copa Libertadores da América . Para o rapaz que é chamado de “Tite do Ingá”, iniciativas como essas devem acontecer pelo menos um domingo por mês.
“Eu acho muito interessante tirar esse evento como um laboratório, para que pelo menos um domingo por mês as famílias tenham esse momento de lazer, ainda que sem show, mas que mantenha pelo menos a feirinha, para que a criançada possa andar de patinete... Isso aqui não tem preço. É uma iniciativa muito bacana”, disse Aristides.
Atividades como oficina de produção de histórias em quadrinhos, exposição de objetos feitos com produtos reciclados, além de recreações educativas, também não ficaram para trás e já chamam a atenção do público.
Já as barraquinhas de artesanatos, comidas e bebidas, até o momento, são as mais frequentadas pela população.
Quem está aproveitando para aumentar o lucro do seu negócio é a Bianca Fuli, de 41 anos, que montou uma empresa especializada em suspiros, quindins e pães de mel há cerca de 8 meses. Segundo ela, a gourmetização dos seus produtos é o grande diferencial. Em feiras, eles costumam ser vendidos por R$ 5 e são sinônimos de sucesso.
“Estou aqui desde as 8h da manhã e está sendo maravilhoso. Eu vendo suspiro gourmet, quindim e pão de mel, são as nossas especialidades. Por enquanto eu e o meu esposo Leandro produzimos em casa e vendemos em feiras, além de entregarmos em domicílio. Todo mundo acha super incrível porque é diferente. Hoje é a nossa principal fonte de renda”, contou ela.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) apresentou mudas de reflorestamento além de consultoria sobre a importância do cuidado com o meio ambiente através da reciclagem.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Também participam a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Associação Primos Eventos Esportivos. A festividade conta ainda com o apoio da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), Guarda Municipal, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).
Trânsito
Para garantir a segurança viária dos pedestres e a orientação aos motoristas que trafegam pela região, diversos agentes de trânsito estão destacados nas imediações da orla.
Há proibição de estacionamento em ambos os lados nas ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo, entre a praia e a Rua Gavião Peixoto e na Rua Mariz e Barros, entre a praia e a Rua Coronel Moreira César.
Outras cinco vias de Icaraí estão interditadas parcialmente no trecho entre a praia e Rua Coronel Moreira César. São elas: Rua Presidente Backer, Rua Lopes Trovão, Rua Otávio Carneiro, Rua Belizário Augusto e Rua Oswaldo Cruz.
Equipes da NitTrans montaram duas faixas reversíveis na Avenida Roberto Silveira, entre a Rua Miguel de Frias e Rua Domingues de Sá, a fim de escoar o fluxo de veículos que seguem em direção a São Francisco. Cinco agentes de trânsito trabalham na operação da reversível.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!