Cidades
Detran anuncia “Dia D para a pessoa com deficiência” nesta quinta
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, assinou portaria nesta quarta-feira (3) instituindo o calendário de 2021 para a campanha “Dia D para a pessoa com deficiência”, na qual o departamento garante ainda mais prioridade ao público PCD em todos os serviços que oferece.
Este ano, a campanha será realizada nas seguintes datas: 2 de abril (Dia Mundial de Conscientização do Autismo); 18 de junho (Dia do Orgulho Autista); 24 de setembro (Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro); e 03 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).
A portaria determina que as campanhas poderão não ser realizadas se, nessas datas, o Estado do Rio ainda estiver sob os efeitos da pandemia de Covid-19, que obriga o Detran.RJ a reduzir a capacidade de atendimento nos postos, para evitar aglomerações.
A campanha “Dia D para a pessoa com deficiência” foi instituída no Detran em junho de 2019. Nesses dias, o departamento fica ainda mais inclusivo para o público PCD. Os postos de vistoria de veículos e identificação civil dão preferência às pessoas com deficiência, sem necessidade de agendamento.
Além disso, no Dia D são abertas as inscrições para o programa Cidadania Sobre Rodas, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, que oferece cursos para o PCD tirar sua primeira habilitação sem qualquer custo. Não há cobrança de taxas. E a Escola Pública de Trânsito promove o programa Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica a pessoas com deficiência auditiva.
Em sua sede, no Centro do Rio, o Detran faz evento especial para o PCD, com atenção especial à bandeira da inclusão. Outras iniciativas estão sendo programadas pela Comissão da Pessoa com Deficiência do Detran.RJ para as datas da campanha deste ano.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!