E agora?
Comerciante tem prejuízo de R$ 45 mil com falta de luz em Niterói
Cenário é de alimentos estragados e lojas fechadas
Um comerciante de Niterói teve um prejuízo de mais de R$ 45 mil por causa da falta de luz que está atingindo o município desde sábado (18).
São alimentos que estragaram por ficarem no calor, já que não há geladeira em funcionamento, com a ausência de energia elétrica. Todos os produtos foram jogados fora.
Chiquinho do Fonseca trabalha no ramo de restaurante e pizzaria, há 40 anos, na Rua São Januário, no bairro Fonseca, Zona Norte da cidade.
“Eu tenho uma empresa com 23 funcionários e dedico 40 anos da minha vida para oferecer um serviço de qualidade para as pessoas e hoje estamos sem saber o que falar. Já são R$ 45 mil de prejuízo, dentre alimentos que estragaram, comércio fechado e outros. Eu não tenho gerador. Não sei o que fazer", contou ele.
Chiquinho afirmou que a situação está desesperadora.
“Nunca sofremos um descaso tão grande, um abandonado total, estamos nos sentindo impotentes. A energia parou e não tem prazo, mesmo depois que a prefeitura entrou na Justiça contra a Enel, que recebeu um prazo, mas nada foi feito”, afirmou Chiquinho.
Thiago Ferreira Magalhães é dono de um buteco que oferece bebidas e comida para a população e teve um prejuízo estimado em R$ 10 mil, desde sábado.
“Sou proprietário daqui há 12 anos e é a primeira vez que isso acontece, estamos desde sábado sem luz. Tive que jogar muita coisa fora da geladeira, perdi comida e bebida, não temos gelo, vou perder meu chopp, picanha, contrafilé, filé de peixe…Quando entramos em contato com a Enel, eles dizem que a luz aqui já foi reestabelecida e não foi. Estamos sem água também, porque não tem bomba pra puxar a água”, contou.
No comércio de Thiago, os 13 funcionários estão impossibilitados de trabalhar por causa da luz.
“Ontem até viemos aqui trabalhar, íamos abrir normalmente, mas sem luz viemos e voltamos para casa. São famílias prejudicadas também, tenho 13 funcionários, não tem como pagar boleto”, afirmou o comerciante.
O que diz a Enel
Procurada, a Enel Distribuição Rio disse que se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias. Também informa que "98% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado (18) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado".
A empresa esclarece que mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre esta segunda (20) e terça (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
"A Enel também implementou “mesas de cooperação” com as Prefeiruras de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis em que representantes da distribuidora e das administrações municipais atuam em conjunto em tempo real. A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora."
A Enel diz, na nota, que os atendimentos em curso nesta terça são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local.
"Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas".
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