Doença
Seis casos de varíola dos macacos são investigados no Brasil
Os novos casos suspeitos foram registrados em Rondônia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (4) que subiu para seis o número de casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Apesar disso, nas redes sociais ele informou que nenhum caso foi confirmado no país.
Segundo Queiroga, anteriormente eram 4 casos suspeitos, sendo um no Mato Grosso do Sul, um no Rio Grande do Sul, um no Ceará e outro em Santa Catarina, mas no final da tarde deste sábado (4) Rondônia registrou dois novos casos.
"Todos seguem isolados e em monitoramento", afirma Queiroga.
O Governo Federal segue reforçando a política de testagem para que possamos otimizar a confirmação diagnóstica da doença. Gostaria de trazer tranquilidade para a população brasileira, porque o @govbr está vigilante e atento. O Brasil está preparado para atender nossa gente. 🇧🇷
— Marcelo Queiroga 🇧🇷🇧🇷 (@mqueiroga2) June 4, 2022
Leia+: Brasil investiga suspeita de primeiro caso de varíola dos macacos
No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, informa o Butantan. Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!