Fenômeno
Primeira Superlua do ano acontece neste sábado (3)
O sátelite natural da Terra parecerá maior e mais brilhante

A Lua Cheia de Perigeu, popularmente chamada de Superlua, poderá ser vista no céu neste sábado (3), parecendo maior e mais brilhante que o habitual. O termo é usado pelos astrônomos nesta fase porque a Lua estará em um dos pontos mais próximos da Terra.
Apesar do efeito quase lúdico, especialistas afirmam que a Lua não muda de tamanho de fato, e que não passa de uma percepção visual. De acordo com o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Lua Cheia deste sábado acontecerá no início da manhã, às 7h03.
Para ilustrar o fenômeno, astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, comparou a Lua a uma bola segurada à frente dos olhos. Ao afastá-la, ela parece menor; ao aproximá-la, maior.
Já o físico e doutor em Astronomia João Batista Canalle, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), reforçou que o fenômeno não tem relevância científica significativa.
“É a mesma Lua Cheia de sempre. Não muda nada fisicamente. Ela apenas está um pouco mais próxima da Terra, o que é irrelevante do ponto de vista astronômico”, afirmou Canalle.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




