Azedou
Pesquisa revela metais pesados e tóxicos em chocolates; entenda
Mais de 50 marcas foram testadas durante os estudos
Um recente estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou a presença de metais pesados em chocolates de diferentes marcas comercializadas no país, conforme publicado na revista Frontiers in Nutrition. A pesquisa identificou níveis de chumbo e cádmio acima dos limites permitidos pela legislação da Califórnia em vários rótulos, levantando preocupações sobre os riscos à saúde pública decorrentes do consumo frequente desses produtos.
Metais pesados como chumbo, cádmio e arsênico são conhecidos por seus efeitos nocivos à saúde, afetando especialmente os rins, fígado e sistema nervoso. O organismo humano tem dificuldade em eliminar essas substâncias, que se acumulam nas células e comprometem suas funções ao longo do tempo.
A pesquisa, realizada entre 2014 e 2022, analisou 72 marcas de chocolate vendidas nos principais mercados dos EUA. Os resultados mostraram que 43% dos produtos testados (31 marcas) continham níveis de chumbo acima do permitido, enquanto 35% (25 marcas) apresentaram excesso de cádmio. As marcas não foram divulgadas.
Um dos achados mais surpreendentes do estudo foi que chocolates rotulados como orgânicos exibiram níveis mais altos desses metais pesados em comparação com os produtos não orgânicos.
Pequenas quantidades
Embora o consumo ocasional de pequenas quantidades de chocolate amargo (cerca de 30 gramas ou uma colher de sopa) não represente grandes riscos à saúde, o consumo regular e frequente desses chocolates pode levar a diversos problemas de saúde, conforme alertam os pesquisadores.
As possíveis causas para a contaminação incluem o cultivo de cacau em solos ricos em metais pesados e os processos industriais utilizados na produção dos chocolates. Os pesquisadores destacam que, apesar dos riscos identificados, existem estudos que apontam benefícios do consumo moderado de chocolate amargo para a saúde cardiovascular e cognitiva.
No entanto, enfatizam a necessidade de novas análises para detalhar mais profundamente os riscos associados à presença de metais pesados nesses produtos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!