Despedida
Morre aos 100 anos o empresário japonês inventor do karaokê
Criação de Shigeichi Negishi fez sucesso no mundo todo
O engenheiro japonês Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, morreu aos 100 anos após sofrer uma queda. A morte ocorreu no dia 26 de janeiro, mas só agora foi divulgada neste domingo (17) pela família e publicada no "Wall Street Journal".
Negishi era dono de uma empresa de eletrônicos de consumo e teve a ideia de criar o karaokê depois que amigos zombaram dele por causa de suas habilidades como cantor. Ele achou que seria melhor se pudesse cantar em cima de uma base gravada.
Por muito tempo, houve controvérsia sobre quem foi o pioneiro, pois Negishi e o empresário japonês Daisuke Inoue tiveram ideias semelhantes na mesma época. Inoue lançou sua própria máquina em 1971, colocando-a em boates. No entanto, a criação de Shigeichi Negishi aconteceu quatro anos antes, quando ele produziu em grande escala uma versão operada por moedas chamada Sparko Box.
Negishi solicitou ao engenheiro-chefe de sua empresa que desenvolvesse um protótipo capaz de reproduzir faixas instrumentais com um amplificador de microfone e uma mesa de mixagem. O protótipo resultante era um cubo de 30 centímetros de cada lado, equipado com um painel de luzes coloridas que piscavam de acordo com o ritmo da música.
Após servir no exército do Japão e passar um período em uma prisão de guerra em Cingapura, ele se tornou engenheiro. Durante sua detenção, aprendeu inglês com colegas de cela e, ao ser libertado, utilizou esse idioma para vender câmeras.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!