Política internacional
Maduro passa por audiência em tribunal de Nova Iorque
Presidente da Venezuela foi capturado no último sábado (3)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi levado para o Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta tarde de segunda-feira (5), onde passou por uma audiência de custódia. Maduro foi capturado no último sábado (3), na Venezuela, em uma operação promovida pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
A audiência marcou o primeiro encontro entre Maduro e a Justiça dos EUA, após ficar detido no Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, com a esposa, Cilia Flores, também capturada.
O presidente e a primeira-dama da Venezuela são acusados por Trump de colaborar com o narcoterrorismo, incluindo importação de cocaína e crimes relacionados à armas de fogo, além de liderar de forma ilegítima o país.
Na sessão, ambos se declararam inocentes das acusações, com Maduro afirmando estar "sequestrado" e negando todas as acusações feita pelo governo estadunidense.
"Sou inocente, não sou culpado. Sou um homem decente", afirmou o venezuelano.
Repercussão
A captura do chefe de Estado da venezuela está gerando intenso debate internacional, sendo até marcada uma reunião de emergência pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira.
Dentro da Venezuela, aliados do governo declararam a ação como perseguição internacional e violação da soberania do país. No Brasil, o presidente Lula, sem citar Maduro, criticou a postura dos norte-americanos, e defendeu a soberania da Venezuela.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




