Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    IFRJ inicia obras em Brizolão invadido em Neves

    Publicado 02/08/2017 às 20:59 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Abandonado há quase cinco anos, o CIEP Chanceller Willy Brandt, ao lado do posto do DETRAN, no bairro de Neves, em São Gonçalo, era ocupado por usuários de drogas e moradores de rua, e vinha desagradando a vizinhança e comerciantes da região. A situação mudou depois que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) conseguiu a cessão de uso, em junho do ano passado. Desde a primeira ação do projeto, realizada em outubro, as coisas estão melhorando por lá.

    “A desocupação não era apenas uma questão de segurança, e sim de saúde pública”, reforça Anderson Rocha da Silva, diretor de ensino do IFRJ, explicando que a desocupação aconteceu de maneira totalmente pacífica. O projeto para a saída dos ocupantes contou com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, que através da secretaria municipal de Políticas Sobre Álcool e Drogas realizou um trabalho social com os antigos ocupantes do local.

    Antes da ação, foi efetuado um cadastro mostrando que cerca de 50 pessoas circulavam pela área, 15 delas moravam no CIEP. A partir disso, a equipe começou um diálogo para a conscientização dos ocupantes.  A saída definitiva ocorreu em junho deste ano. Após a remoção, comerciantes garantem que a situação está tranquila “Ainda tem gente que circula por aqui, mas até agora não tivemos nenhum tipo de problema”, diz uma mulher que trabalha vendendo salgados nos arredores, e preferiu não se identificar.

    “O objetivo é que o CIEP retome as atividades oferecendo cursos e seja uma expansão do IFRJ. Atualmente o Instituto atende a 600 alunos, e a expectativa é chegar a dois mil estudantes”, garante o diretor geral do IFRJ Tiago Giannerini.

    As obras no colégio já começaram, mas ainda há muito entulho nas instalações. Diariamente dois seguranças fazem a vigilância do local 24 horas. “Se fosse em outra época, essas obras já teriam sido concretizadas, porém, em tempos de crise, não há prazo para a finalização”, conclui o diretor geral.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    PROEIS oferece 150 vagas em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Polícia Federal: Niterói é alvo de mais uma ação da Lava Jato

    Relacionados em Brasil & Mundo