Absurdo
Homem é preso após pagar R$ 10 reais para chicotear negro
Acusado vai responder pelos crimes de racismo e tortura
Um homem de 44 anos foi preso preventivamente, na tarde desta quinta-feira (21), por oferecer R$ 10 para que um homem negro aceitasse ser chicoteado com um cinto. O fato ocorreu no dia 10 de novembro e foi gravado em Itaúna, Minas Gerais .
O vídeo do ocorrido começou a repercutir na quarta-feira (20), quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. No registro, um homem branco oferece RS 10 para um homem negro, de 45 anos, que passava atrás no momento da gravação. No entanto, a vítima só receberia o dinheiro se aceitasse ser agredida.
Segundo informações obtidas pelo jornal Estado de Minas, o agressor foi encontrado em Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, e intimado a prestar depoimento na delegacia.
A vítima, segundo a Prefeitura de Itaúna, faz acompanhamento para dependência química no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) desde 1995. ‘’Acompanhado diariamente nos CAPS AD e CAPS II para ações de redução de danos e acompanhamento multiprofissional. Sobre o ocorrido veiculado hoje nas mídias sociais, informamos que a responsável legal e curadora foi devidamente orientada pela equipe do CAPS II sobre as medidas necessárias para formalizar e representar o boletim de ocorrência’’, esclareceu em nota.
Em entrevista à TV Globo, o agressor afirmou que toda a situação foi uma ‘’resenha’’: "Eu tava numa resenha. Foi uma brincadeira. O problema foi o vídeo ter viralizado no dia de Zumbi de Palmares. Agora tá essa burocracia toda. Foi uma resenha. Eu vou provar que não passou de uma resenha. Peço desculpas a todos os brasileiros também", afirmou.
Ele vai responder pelos crimes de racismo e tortura. A pessoa que gravou todo o fato também foi identificada e vai responder diante da omissão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!