Longevidade
Brasileira está no 'Top 3' das pessoas mais velhas do mundo
Gaúcha, que é freira, tem 116 anos e ocupa o 1º lugar do Brasil
O Brasil é detentor de mais um recorde, agora com uma das pessoas mais velhas do mundo no Top 3 mundial. A freira Inah Canabarro Lucas tem 116 anos, e é nascida no Rio Grande do Sul. Além de ocupar a segunda colocação geral, ainda é a mais velha do país.
Inah é uma freira nascida em 08/06/1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. Conforme relata sua biografia no site da "LongeviQuest", Inah era uma criança extremamente magra, a ponto de muitos duvidarem que ela sobreviveria.
Sua trajetória de vida incluiu uma passagem pelo Uruguai, onde decidiu se tornar freira. De volta ao Brasil, ela dedicou sua vida ao ensino, lecionando português e matemática. Atualmente, Inah reside em um convento em Porto Alegre.
Outras "Supercentenárias"
Tomiko Itooka, nascida em 23/05/1908 no Japão, também tem 116 anos e está no primeiro lugar da lista. Durante sua juventude, Tomiko se dedicou ao vôlei na escola e trabalhou em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul. Ela teve duas filhas e dois filhos, segundo informações do "Gerontology Research Group" (GRG).
Além disso, Tomiko era apaixonada por escalada e chegou a escalar o Monte Ontake, de 3.000 metros de altitude, duas vezes. Hoje, ela vive em Hyogo, no Japão.
No terceiro lugar do ranking, Elizabeth Francis é nascida em 25/07/1909, nos Estados Unidos, e tem 115 anos. Ela veio ao mundo no estado de Louisiana.
Uma curiosidade: A idosa tinha tinha apenas dois anos de idade quando o Titanic afundou.
Atualmente, Elizabeth vive na cidade de Houston, no Texas. De acordo com uma reportagem do jornal britânico "The Guardian", ela atribui sua longevidade à sua fé.
Centenária em Niterói
Maria Estela de Alencar Sant'Anna é uma das idosas centenárias de Niterói. Com 100 anos completados em maio de 2024, ela tem uma jornada recheada de histórias. Maria nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e se casou aos 14 anos de idade com Josias de Sá, de 26, em 1938. Morou no Paraná, onde ficou por alguns anos e, em 1946, chegou a Niterói onde reside até hoje.
O casamento de Maria Estela durou 74 anos. Sua filha Angelita, de 73 anos, descreveu a mãe como 'uma lição de vida'. Maria, a outra filha, de 81 anos, falou da mãe como "tudo o que tem", e atribui a boa saúde e longevidade aos hábitos que teve ao longo da vida.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!