Brasil & Mundo
Baleia resgatada com ajuda de banhistas
No último sábado (21) um filhote de baleia da espécie jubarte, que media cerca de oito metros e pesava aproximadamente cinco toneladas, ficou encalhada na orla da Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
O Instituto Estadual do Ambiente, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Capitania dos Portos, biólogos, veterinários e centenas de pessoas foram até o local para ajudar no deslocamento do animal, que durou quase 20 horas. Os agentes cercaram a orla para evitar tumulto no trabalho de resgate.
Na corrida contra o tempo, já que a baleia apresentava sinais de esgotamento, máquinas, barcos e cordas foram usados para facilitar a retirada do animal do banco de areia. Somente na tarde do domingo (22), o mutirão conseguiu rebocá--la até o nível de profundidade adequado para que voltasse ao mar em segurança.
Pelo menos três baleias foram localizadas no litoral do estado nos últimos dois meses, levando o Inea a criar um grupo de trabalho par agir em situações semelhantes. “Após a criação do grupo, esse tipo de ação passou a ser mais eficiente. Assim que tomamos ciência do fato, definimos um plano de ação para que pudéssemos agir com mais prontidão e eficiência no atendimento e aumentar as chances de sobrevivência do filhote”, declarou o presidente do Inea, Marcus Lima.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!