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    Anatel libera empresas de telemarketing a usar prefixo 0303

    Adoção de número passa a ser facultativa

    Publicado 18/08/2025 às 21:32 | Autor: Enfoco
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    Empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês terão 90 dias para se adequar ao sistema
    Empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês terão 90 dias para se adequar ao sistema |  Foto: Divulgação / Anatel

    A Anatel revogou a obrigatoriedade de empresas e entidades de identificarem suas chamadas com o prefixo 0303. A decisão foi anunciada nesta semana pela agência reguladora, que afirmou que hoje existem formas mais eficazes de combater ligações inoportunas ou abusivas.

    Segundo a Anatel, a medida flexibiliza a norma e torna opcional o uso do prefixo, enquanto prioriza a implementação do sistema de autenticação de chamadas, chamado Stir/Shaken.

    “O fato é que, com base nos dados decorrentes de monitoramento da rede e acompanhamento técnico da questão, a agência entendeu que é mais efetivo focar seus esforços na obrigação de utilizar o mecanismo de autenticação de chamadas como forma de reduzir o incômodo sofrido pelos consumidores”, informou a agência.

    Empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês terão 90 dias para se adequar ao sistema.

    O protocolo Stir/Shaken funciona junto a um sistema de identificação que mostra ao consumidor não só o número registrado pelo autor da ligação, como também o nome da empresa e sua logomarca, acompanhados de selo que garante a veracidade das informações. A Anatel explica que o mecanismo dificulta o mascaramento de números e aumentará a cobertura de chamadas verificadas de 10% para 50% da rede.

    “Todas as medidas da Anatel de combate às chamadas abusivas fazem parte de uma estratégia integrada de ações, com foco especial em três pilares: redução da quantidade de ligações; maior transparência ao usuário e ostensivo combate às fraudes”, completou a agência.

    Entidades de defesa do consumidor criticaram a revogação do prefixo. A Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) afirmou que a medida favorece empresas em detrimento da população. O Idec destacou que o 0303 permitia ao consumidor identificar ligações de telemarketing ativo, garantindo o direito à informação, e alertou que a tecnologia de autenticação pode não alcançar telefones mais simples, prejudicando parte dos usuários.

    O parecer completo que fundamentou a decisão da Anatel está disponível no site da agência.

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