Insatisfação
Vasco contesta novas datas da Copa do Brasil e deve ir à Justiça
Presidente do clube citou 'favorecimento' ao adversário
O Vasco da Gama contestou as recentes mudanças nas datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil, e pretende levar a questão ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O presidente do clube, Pedrinho, e o diretor de futebol, Marcelo Sant'Ana, disseram nesta segunda (30) que as alterações favorecem Atlético-MG e Flamengo, e também não descartam a possibilidade de recorrer à Justiça comum.
Nos últimos dias, ambos os dirigentes expressaram suas preocupações em relação às modificações anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As alterações surgiram após um pedido do Atlético-MG, que poderá perder alguns jogadores por conta da convocação para a Data FIFA, para as eliminatórias da Copa do Mundo. O Vasco, por sua vez, já havia rejeitado anteriormente a solicitação de mudança da data do segundo jogo da semifinal.
Para fundamentar sua ação no STJD, o clube se baseia em pontos do Regulamento Geral de Competições (RGC)
Calendário Anual
As datas da Copa do Brasil foram definidas em 5 de janeiro, e o regulamento estabelece que a responsabilidade pela elaboração e cumprimento do calendário é da Diretoria de Competições da CBF.
Convocações e Datas de Jogos
O regulamento também esclarece que a convocação de atletas para seleções nacionais não é justificativa suficiente para alterar a data de partidas.
Solicitação de Mudança
Apenas o clube mandante, a federação responsável ou o detentor dos direitos de transmissão têm o direito de solicitar alterações nas datas das partidas. O Vasco argumenta que, neste caso, o pedido partiu dos visitantes.
Preparando-se para levar a questão ao STJD, o Vasco também considera, como último recurso, acionar a Justiça comum, caso não obtenha um resultado favorável. A disputa promete trazer desdobramentos importantes para a competição e para os envolvidos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!