WCT
Surfista brasileiro é campeão pela primeira vez no Circuito Mundial
Vitória em Teahupoo foi sobre o francês Kauli Vaast
É campeão! Pela primeira vez em 11 anos de disputa do Circuito Mundial, o brasileiro Miguel Pupo conquistou a etapa de Teahupoo, no Taiti, ao bater na final o francês Kauli Vaast por 17.70 a 15.00. Ele se junta a Bruno Santos e Gabriel Medina como vencedores desta etapa.
A disputa das baterias aconteceu nesta sexta-feira (19). A vibração ao lado do irmão, o também surfista Samuel Pupo, traduziu a emoção de quem sempre acreditou na conquista mesmo com o passar dos anos.
Simplesmente Miguel Pupo!
— Time Brasil (@timebrasil) August 20, 2022
Nosso campeão em Teahupo’o 🏆🇧🇷
📸 @WSLBrasil pic.twitter.com/xCnlI7QyMs
"Foi muito emocionante. Esperei mais de 10 anos por isso e sempre acreditei no meu talento. Quero dedicar esse título à minha esposa, aos meus pais e aos meus filhos. A conquista aqui é fruto de muito trabalho, estou com o corpo cansado por ter lutado muito nesse Final Day, mas valeu a recompensa", vibrou Miguel.
Esta foi também a primeira final do brasileiro. Ele saiu na frente logo na primeira onda, surfando bem e marcando um 7.00. Na sequência, o francês não respondeu à altura e conseguiu apenas um 1.93. Logo na sequência, encaixou outra e marcou 4.83 - somando 6.76 e encostando em Miguel.
No entanto, Pupo manteve a tranquilidade e esperou uma onda favorável para cair. E ela veio minutos depois, gerando um 5.83 para somar mais de 12 pontos e abrir boa margem de distância na liderança. A batalha, então, passou a ser contra o relógio.
8,10 + A VITÓRIA PARA O BRASILEIRO MIGUEL PUPO! 🇧🇷👏 #WSLBrasil pic.twitter.com/WK3veC2RJ0
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) August 18, 2022
Faltando 15 minutos para o fim da bateria, Kauli achou uma ótima onda e pontuou 7.33. A pressão caiu nos colos de Miguel, mas ele administrou bem e, para consagrar a conquista, encaixou um lindo tubo e marcou uma excelente nota com 9.00.
Quando todos achavam que a batalha estava no final, os surfistas encaixaram ótima sequência para abrilhantar a decisão. Vaast marcou um 7.37 e foi respondido com um 8.17. O francês ainda achou um tubo para fazer 7.63, mas Miguel administrou o tempo de preferência para segurar a grande vitória.
Fora do WTC
Apesar da conquista, Miguel Pupo não conseguiu entrar no top 5 que disputará WSL Finals, na Califórnia, nos Estados Unidos, em setembro. Os grupo seleto traz, nesta ordem, Filipe Toledo, os australianos Jack Robinson e Ethan Ewing, Italo Ferreira e o nipo-estadunidense Kanoa Igarashi.
Na modalidade feminina, Tatiana Weston-Webb será a única representante brasileira. Além dela, Carissa Moore, Johanne Defay, Brisa Hennessy e Stephanie Gilmore entram na briga pelo título mundial de 2022.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!