Big Wave
Pedro Scooby bate-papo com o ENFOCO e fala sobre frio em Niterói
Surfista participará de 2ª bateria com Lucas Chumbo
A segunda bateria do Itacoatiara Big Wave 2024 chegou ao fim com uma performance de destaque das duplas Lucas Chumbo e Pedro Scooby. Ao ENFOCO, os competidores refletiram sobre a participação em águas niteroienses.
Pedro Scooby, que avança ao lado de Lucas Chumbo, campeão da última temporada, ressaltou a parceria e a descontração entre os dois dentro da água, sem deixar de lado o foco na competição.
"Eu acho que eu e o Chumbo temos um entrosamento muito maneiro, a gente se dá muito bem, além de sermos muito amigos, então na água acaba sendo mais diversão do que qualquer outra coisa. Claro, sempre focado em pegar as ondas boas, um colocar o outro na onda boa, mas acho que é isso, né?", comentou Scooby, que levou nota 9 na primeira etapa.
Leia+: Pedro Scooby leva maior nota no fim da 2ª bateria em Itacoatiara
Leia+: Com mar agitado e muito frio, surfistas chegam cedo em Itacoatiara
Sobre o clima gelado em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, Scooby não escondeu sua preferência: "Nem eu que sou carioca, cara. Eu vou muito para Portugal porque é muito frio, mas eu também não consigo continuar com frio não. Eu gosto desse calor. Eu preferia que tivesse uns 30⁰C”, contou.
Para a continuação da competição, Scooby preferiu manter os pés no chão e destacou a importância de respeitar as condições naturais.
Sem expectativas. Lidar com a natureza, a gente não pode ter muitas expectativas. A gente vai fazer a mesma coisa que fez na primeira bateria, colocar o outro numa onda boa e vamos ‘simbora’
Lucas Chumbo, que já despontou como um dos favoritos, celebrou a qualidade das ondas de Itacoatiara e o clima especial da competição em Niterói.
"Realmente foi um dia daqueles, né? Itacoatiara presenteando a gente com altas ondas, é um dia muito especial. Estou muito feliz de estar vivendo isso aqui em terras cariocas. A performance foi boa, a galera conseguiu construir um score bom e o Scooby já pegou um ‘tubão’ logo no início", declarou Chumbo.
A dupla mostrou entrosamento e consistência, enquanto o mais jovem competidor português António Laureano, dupla do brasileiro Nando Fernandes, também se destacou e avançou com estratégia bem definida.
“O mar está difícil, mas entrou umas grandes ondas, umas boas na minha bateria. O Chumbo e o Scooby mandaram muito bem. É a primeira vez que estou em Itacoatiara, sou de Portugal, mas deu para passar, tínhamos uma estratégia e seguimos com ela", afirmou Laureano.
A dupla de portugueses Lourenço Katzenstein e José Luis Gomez enfrentam os brasileiros Ilan Blank e Felipe Cesarano, além de Thiago Jacaré e André Paulista, e Daniel Rangel e Willyam Santana na quarta bateria entraram na água às 10h.
Público animado
Desde as primeiras horas da competição, o público niteroiense marcou presença na faixa de área limitada pela ressaca que atinge o mar de Itacoatiara. Mesmo com as temperaturas baixas, a paixão pelo esporte falou mais alto.
“Eu já sabia que ia ter a competição, acordei, tomei um café né? E vim!”, contou o morador Jefferson Rodrigo, de 25 anos. Além da competição, o público também participa do evento através das atividades recreativas.
No tiro com arco, a moradora Aline Martins, de 32 anos, experimentou um pouco do espírito esportivo. A niteroiense foi acompanhada da personal Cris Carvalho, de 61 anos.
“Eu adoro Itacoatiara, Aline mora aqui em Itacoatiara, a gente já dá aula, é o máximo, tudo bonito, colorido para as crianças, para a gente assistir. Mas agora eu quero ver o surf também”, contou a professora, empolgada.
A competição
Ao meio-dia serão disputadas as melhores performances de surfe feminino e masculino. Às 13h, será a vez da maior onda no bodyboarding. A modalidade da competição é em tow in, quando os surfistas são rebocados até as ondas por jetskys. Em sua 6º edição, a dupla vencedora será consagrada campeã ainda nesta quarta. O encerramento está previsto para às 14h40.
O Itacoatiara Big Wave 2024 tem apoio da Prefeitura de Niterói e Sesc-RJ e patrocínio institucional da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex), Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de várias empresas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!