Logo Enfoco


    Copa

    Holanda marca dois no fim e bate Senegal em jogo movimentado

    Com bom futebol dos dois lados, equipes fazem jogo movimentado

    Publicado 21/11/2022 às 15:01 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Gakpo fez boa partida e foi coroado com o primeiro gol da vitória no fim da partida
    Gakpo fez boa partida e foi coroado com o primeiro gol da vitória no fim da partida |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Senegal e Holanda fizeram o jogo mais equilibrado da Copa do Mundo nesta segunda-feira (21), no Estádio Al Thumama. Melhor para a Laranja Mecânica, que marcou no fim com Gakpo e venceu por 2 a 0. Os gols foram feitos por Gakpo e Klaassen.

    Contrariando as expectativas, quem começou dominante na posse de bola e nas ações da partida foi a equipe senegalesa. Tentando explorar os lados do campo, os pontas velozes esbarravam na compacta linha de cinco defensores montada pelos holandeses.

    Aos poucos, no entanto, a Laranja Mecânica foi entrando na partida - inicialmente com bolas longas e depois com mais toques curtos, tentando infiltrações nas costas dos laterais adversários. O jogo era parelho, aberto e tinha o ritmo acelerado, para a alegria dos apaixonados pelo Mundial.

    A primeira chance clara foi dos holandeses. Em avanço pelo lado direito aos 4 minutos, o meia Gakpo optou pelo cruzamento ao invés da finalização e Janssen chegou para finalizar, mas não alcançou. A bola cruzou toda a extensão da área até a defesa senegalesa chegar para afastar. 

    A resposta veio aos 8. Após troca de passes na intermediária, Ismaila Sarr recebeu na entrada da área, girou o corpo e bateu de canhota, mas pegou muito embaixo da bola e acabou mandando por cima da meta defendida pelo goleiro Noppert.

    O duelo era bastante pegado principalmente na região central do campo, com divididas e alternância na posse de bola. Os holandeses tentavam explorar o jogo aéreo, com laterais pisando na área, enquanto os senegaleses povoavam o meio e exploravam a velocidade.

    Após tentativa de pressão e escanteio de Senegal aos 18, Holanda puxou o contra-ataque com Berghuis pela direita. Ele virou o jogo e encontrou De Jong livre na área. Ele dominou mas hesitou em finalizar, tentou driblar dois zagueiros e foi desarmado por Sabaly.

    Senegal chegou com perigo de novo aos 24. Ismaila Sarr recebeu na ponta esquerda, costurou por dentro na entrada da área e bateu com categoria, colocado. A bola tinha a direção do ângulo, mas o zagueiro Van Dijk cortou de cabeça para escanteio.

    Inspirada no estilo de jogo brasileiro, Senegal mostrava boa desenvoltura, misturando passes rápidos com jogadas de habilidade. A Holanda encontrava muitas dificuldades e praticamente só chegava através do jogo aéreo, embora De Jong e Gakpo tentassem carregar o meio-campo.

    A Holanda colocava quase todo o time na área em faltas laterais e escanteios, deixando apenas De Jong na sobra. Em um desses lances, aos 31, Senegal puxou perigoso contragolpe - mas Gana Gueye hesitou na hora do passe final quando Dia sairia livre na cara do gol.

    A dobradinha feita por Sarr e Dia pelo lado esquerdo levava problemas para De Ligt e Van Dijk. Após Aké cortar cruzamento perigosíssimo dentro da pequena área, Dumfries apelou para a falta sobre Ismaila na lateral da área para evitar o pior.

    Apesar da partida movimentada, a primeira etapa chegou ao fim sem grandes intervenções dos goleiros. Mendy e Noppert apenas assistiram e ajudaram com os pés na saída de bola e pouco interferiram no empate sem gols. 

    Segundo tempo

    As seleções voltaram sem alterações para a etapa complementar. Senegal dominou as ações iniciais, trocando muitos passes no campo de ataque. A Holanda tentava os contra-ataques e os lançamentos longos partindo dos defensores. 

    A primeira chegada perigosa foi dos holandeses, novamente na bola parada. Aos 8, em cobrança de escanteio de Gakpo, Van Dijk subiu mais que toda a defesa senegalesa e finalizou de cabeça, mandando por cima do travessão. 

    Senegal rondava a área com passes rasteiros e curtos à procura de espaços para criar oportunidades. No entanto, a defesa holandesa seguia levando a melhor, sendo presionada mas fechando bem os espaços com seus três zagueiros e dois alas. 

    Aos 17, Diallo, que fazia boa partida, acabou substituído por lesão. Jakobs entrou em seu lugar na lateral-esquerda. Ao mesmo tempo, o atacante Depay, estrela poupada da Holanda por conta de um desconforto muscular, foi a campo na vaga do apagado Janssen. 

    Pouco depois, aos 20, De Jong deu bobeira no meio-campo e foi desarmado na saída de bola. Numa roubada rápida, Diatta recebeu em profundidade na área, pela direita, e soltou a bomba no canto para boa defesa de Noppert. 

    Senegal sofreu mais uma lesão aos 25 minutos. O volante Kouyaté, um dos principais nomes do time, sentiu dores na posterior da coxa direita e deixou o campo de maca para a entrada de Pape Gueye, antigo titular do técnico Cissé.

    A melhor chance da partida até então aconteceu aos 28. Após boa jogada pelo lado esquerdo, a bola chegou até Gana Gueye na meia-lua da grande área. Ele ajeitou o corpo e soltou uma bomba, parando em mais uma boa defesa de Noppert. Na sequência, a arbitragem parou o lance por impedimento.

    Senegal pressionava cada vez mais, com boas tabelas pelos lados e infiltrações na grande área. A forte defesa holandesa resistia e cortava bolas perigosas - mas a equipe não conseguia emplacar os contra-ataques que aconteceram na primeira etapa.

    A 12 minutos do fim, o técnico Van Gaal tentou mais mudanças. O atacante Bergwijn saiu para a entrada do meia Klaassen, enquanto Berghis deixou o campo dando lugar a Koopmeiners numa troca de volantes para reequilibrar o fôlego no meio-campo. 

    Quando a vitória já parecia improvável, a Laranja Mecânica chegou ao gol em vacilo da defesa senegalesa. Aos 38, Depay deixou com De Jong na intermediária, e o volante achou ótimo cruzamento para Gakpo, que infiltrou por trás da defesa e chegou antes do goleiro Mendy para desviar de cabeça direto no fundo das redes.

    Senegal ainda teve ótima chance para empatar aos 41. Papa Gueye recebeu na área e finalizou no cantinho, mas Noppert voou para espalmar em escanteio. Os senegaleses se lançavam ao ataque para tentar igualar o marcador e deixavam espaços atrás.

    No último lance, em contra-ataque contra um desesperado Senegal, Depay recebeu pela direita e finalizou cruzado. O goleiro Mendy salvou, mas espalmou nos pés de Klaassen, que só teve o trabalho para empurrar para o gol. 

    Mesmo com 8 minutos de acréscimo sinalizados pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira, a equipe de Senegal não conseguiu buscar o resultado e amargou a derrota na estreia mesmo tendo feito uma boa apresentação.

    Com o resultado, a Holanda empata com o Equador na liderança do Grupo A. Os equatorianos também bateram o Catar por 2 a 0 na abertura da Copa, neste domingo (20). Desta forma, empate na primeira posição e também na última, entre Catar e Senegal.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Presos e baleados após confronto em comunidade de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Homem gasta R$ 800 mil com procedimento para ficar mais alto

    Relacionados em Esportes