Mata-mata
Croácia vence nos pênaltis, elimina Japão e vai para as quartas
Seleção vai enfrentar o vencedor entre Brasil e Coreia do Sul
A Croácia venceu o Japão por 3x1 nesta segunda-feira (5) na primeira disputa de pênaltis pelas oitavas de finais da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O jogo aconteceu no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, e acabou ficando no empate durante o tempo normal de jogo, precisando ir para os acréscimos e, logo em seguida, para a penalidade máxima.
Agora, os croatas vão enfrentar o vencedor da disputa entre o Brasil e a Coreia do Sul, que acontece às 16h, no estádio 974. Já os jogadores do Japão arrumam as malas e voltam para casa. A seleção nunca conseguiu passar para as quartas de final.
O jogo começou bem equilibrado entre os japoneses e croatas. O meia-atacante Kamada sofreu uma falta lateral e deu ao Japão a possibilidade do primeiro lance perigoso. Ainda em lance seguido, após a cobrança de escanteio curto, Taniguchi cabeceou e a bola passou perto do gol.
A Croácia reagiu e tomou a posse de bola, fazendo um lance arriscado aos 7' e preocupando o técnico Hajime Moriyasu. Após a defesa japonesa falhar, Perisic rouba a bola e arrisca lance na cara do goleiro Gonda, que defende e evita o primeiro gol.
Os japoneses estavam com vontade de dominar o jogo e, aos 42, um escanteio trabalhado pela direita Doan fez um cruzamento que foi desviado em Yoshida e sobrou para Maeda, que não perdeu tempo e lançou para o gol, marcando o primeiro do Japão.
Segundo tempo
A etapa complementar manteve o ritmo equilibrado nos primeiros minutos. A Croácia fez um lançamento na área para Petkovic, que disputou no alto, mas caiu e os croatas pediram pênalti, negado pelo juiz.
Aos 55'' a Croácia esquentou o jogo com um golaço de cabeça Perisic, após um cruzamento de Juranovic, deixando a partida empatada e fazendo os japoneses correrem para recuperar o domínio da partida. Esse foi o primeiro gol do craque no Catar e o 6° em Copas do Mundo.
A Croácia apostou em uma substituição aos 23'', saiu o atacante Andrej Kramaric e entrou o meio-campo Mario Pasalic. Mudanças também ocorreram no time japonês, primeiro saiu Yuto Nagatomo, dando entrada para o atacante Kaoru Mitoma. Logo após, Maeda, autor do primeiro gol, foi substituído por Takuma Asano e Daichi Kamada por Hiroki Sakai.
Os dois lados tentaram lances sem sucesso e foi se encaminhando para a prorrogação. Aos 42'' Kovacic levou cartão amarelo por falta de ataque na área do Japão.
Prorrogação
O jogo prosseguiu morno durante a disputa nas prorrogações, sem grandes chances. Aos 6'' o capitão do time, Modrić, foi substituído por Lovro Majer. Kovacic também deixou o campo para a entrada de Vlasic.
No segundo tempo da prorrogação, o Japão tentou ataque mas a defesa da Croácia fez um corte providencial. Os croatas contra atacaram e tiveram uma oportunidade em um escanteio, mas Gonda saiu para tirar a bola.
Aos 10'' Barisic levou cartão amarelo devido a um carrinho no lado direito. Os jogadores começaram a demonstrar cansaço e a partida caminhou para a disputa de pênaltis, a primeira na Copa.
Pênaltis
A disputa começou pelo Japão com Minamino, que acabou perdendo. Já a Croácia escolheu Vlasic, que marcou o primeiro gol da Croácia. Mitoma bateu mal e perdeu o segundo pênalti para o Japão.
Brozovic marcou o segundo pela Croácia e deixou os japoneses apreensivos. Asano chegou e conseguiu trazer um pouco de esperança, marcando o primeiro pelo Japão.
Após Livaja perder o primeiro pela Croácia, os japoneses começaram a ficar mais otimistas. Mas Yoshida acabou perdendo e os croatas seguiram na frente. Foi então que Pasalic veio para marcar o gol da vitória, classificando a Croácia nas quartas de finais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!