Logo Enfoco


    Título

    Zeca Pagodinho será homenageado no Rio pela contribuição à cultura

    Cantor é conhecido também por suas ações sociais

    Publicado 23/08/2024 às 17:56 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Medida será publicada no Diário Oficial da Alerj nos próximos dias
    Medida será publicada no Diário Oficial da Alerj nos próximos dias |  Foto: Reprodução / Instagram

    Foi aprovado na última quarta-feira (21), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Resolução 800/24, que concede o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro ao cantor e compositor Zeca Pagodinho. A iniciativa, de autoria da deputada Dani Monteiro (PSOL), reconhece a significativa contribuição do sambista carioca para a cultura e o desenvolvimento social do estado. 

    Zeca Pagodinho iniciou sua carreira nas rodas de samba do Rio de Janeiro e, ao longo dos anos, se consolidou como um dos maiores representantes do gênero. Mantendo sempre uma forte ligação com suas raízes, o artista não apenas promoveu a cultura local, mas também se envolveu diretamente em iniciativas sociais.

    Em Xerém, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Zeca fundou um instituto que oferece cursos gratuitos para crianças e adolescentes, proporcionando oportunidades de desenvolvimento cultural e social para a comunidade.  

    De acordo com Dani Monteiro, que abriu a coautoria do projeto para todos os deputados presentes no plenário, Zeca Pagodinho "vai além de sua contribuição inestimável para a música brasileira; ele é um exemplo de comprometimento com o desenvolvimento de sua terra natal, deixando um legado duradouro para as futuras gerações".

    O Título de Benemérito será promulgado pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), e a medida será publicada no Diário Oficial da Alerj nos próximos dias.

    Prêmio Marielle Franco

    Na mesma sessão, a Alerj também aprovou o Projeto de Resolução 801/24, também da deputada Dani Monteiro, que concede o Prêmio Marielle Franco ao rapper BK. O prêmio é destinado a personalidades que se destacam na defesa dos Direitos Humanos. BK, uma figura proeminente na cena do Hip Hop nacional, é amplamente reconhecido por suas obras que abordam questões sociais e a luta da juventude e do movimento negro no Brasil.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Casal do Rio está desaparecido após viagem ao Chile

    Próximo artigo
    >

    Carro prata e sequestro de crianças em Niterói: o que diz a polícia

    Relacionados em Entretenimento