Logo Enfoco


    História

    Primeira negra a escrever livro no Brasil é enredo da Viradouro

    Saga de Rosa Courana será contada na Avenida

    Publicado 13/05/2022 às 10:38 | Atualizado em 13/05/2022 às 12:49 | Autor: Suzana Moura
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    História de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, será contada pela vermelho e branco
    História de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, será contada pela vermelho e branco |  Foto: Divulgação

    A Viradouro anunciou na manhã desta sexta-feira (13), nas suas redes sociais, o enredo para o próximo carnaval: a saga de Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Objetivo é refletir sobre importantes aspectos de uma história tão marcante e trazer a tona temas relevantes como escravidão, prostituição, feitiçaria e a igreja católica.

    Autora de "Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas", Rosa nasceu na Costa de Ajudá, no atual Benim, região ocidental da África e aos seis anos de idade, após ser capturada pelo tráfico negreiro, desembarcou no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1733. 

    Seus dons espirituais a levaram a ter devotos, inclusive no restrito clero católico, motivo que a levou aos "olhos" da Inquisição.

    Sua vida inspirou a produção dos livros "Rosa Egipcíaca: uma santa africana no Brasil", biografia de 750 páginas escrita por Luiz Mott, e "Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz: a incrível trajetória de uma princesa negra entre a prostituição e a santidade", romance escrito por Heloisa Maranhão.

    Rosa morreu de causas naturais em 1771, ainda sob cárcere da Inquisição de Lisboa.

    O compositor do atual samba da Viradouro, Felipe Filósofo, conversou com o Enfoco antes da divulgação do enredo e disse que não tem dúvidas que seria um belíssimo enredo que vai encantar emocionalmente a todos.

    "Nós temos um gênio, o carnavalesco Tarcísio Zanon, que vai trazer um enredo que vai marcar história novamente, assim, como nos últimos carnavais. Não é a toa que a Viradouro é considerada a escola da emoção, o Zé Paulo (intérprete oficial), foi muito feliz ao criar o bordão Prepare o seu coração, porque assim é a Viradouro!", conta.

    O compositor conta ainda que a escola está lançando o enredo bem antes, por questão de organização e disciplina. "Vamos trabalhar com muito afinco para trazer mais um espetáculo, engrandecendo a arte e a cultura popular. Além disso, teremos a disputa de samba-enredo, onde mais uma vez vou participar com objetivo de fazer o melhor samba das nossas vidas. Salve os afetos!", diz Felipe.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Eita friozinho: Zeca Pagodinho lança 'look' para o inverno

    Próximo artigo
    >

    Adolescente com doença rara não pode tomar banho; entenda

    Relacionados em Entretenimento