Doença
Netinho anuncia transplante na luta contra o câncer: 'Vamos'
Cantor trata linfoma raro em hospital de Salvador, na Bahia

O cantor Netinho, de 58 anos, anunciou nesta sexta-feira (11), em suas redes sociais, que passará por um transplante de medula óssea como parte do tratamento contra um linfoma raro, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Internado no Hospital Aliança Star, em Salvador, o artista está concluindo a segunda de seis fases da quimioterapia.
“Será um transplante de mim para mim mesmo, sem doador. Tudo indo muito certo. Vamos que vamos”, afirmou o cantor em vídeo publicado nas redes sociais, direto da unidade de saúde onde realiza o tratamento.
Netinho revelou o diagnóstico em 22 de março, por meio de um boletim médico divulgado em seu site oficial. Desde então, o artista tem feito atualizações frequentes nas redes sociais, mostrando otimismo e buscando desmistificar o processo de tratamento oncológico.
“No que eu puder, vou fazer de tudo para desmistificar esse tipo de tratamento com coragem, fé, paz, tranquilidade, honra, gratidão e disciplina”, declarou.
O transplante ao qual Netinho se refere é o autogênico — quando a medula utilizada é do próprio paciente — geralmente indicado em casos como o dele, de linfoma. O procedimento visa substituir uma medula óssea comprometida por células saudáveis, restaurando a produção normal das células do sangue.
Acompanhado pela médica Glória Bonfim e por uma equipe especializada em onco-hematologia, o cantor vem respondendo bem às fases iniciais do tratamento. Ainda em março, ele relatou nas redes que raspou o cabelo após os primeiros sinais de queda provocados pela quimioterapia.
“Começou a cair anteontem, e eu meti logo a máquina. Zerei. Agora é esperar crescer”, contou.
Em tom leve e sempre com um sorriso no rosto, Netinho compartilhou também ganhos significativos na recuperação física.
“Durante a primeira fase de quimioterapia, perdi três quilos no hospital. E desde que tive a primeira alta até agora, já ganhei quatro quilos. Olha que maravilha!”, celebrou.
O artista revelou ainda que, no início, sentiu medo por não conhecer os detalhes do procedimento. “Achei que era uma coisa muito invasiva, que ia cortar meu corpo. Quando instalaram a quimioterapia, eu perguntei: ‘Vai começar que horas?’ E me disseram: ‘Já começou, Netinho’”, relatou.
Segundo ele, cada organismo reage de forma diferente à quimioterapia, e é importante manter uma mentalidade positiva. “A reação não é igual para todas as pessoas. Venham com a mente calma e tranquila”, aconselhou aos que também enfrentam a doença.
O hospital não divulgou o estágio da doença, mas confirmou o acompanhamento contínuo e o suporte multidisciplinar.
Relembre o caso
Netinho foi internado no fim de fevereiro após sentir dores intensas nas pernas e nas costas, logo após uma maratona de shows no Carnaval. Ele precisou cancelar seis apresentações agendadas e se dedicar integralmente à recuperação. Em seu site, relembrou que o histórico médico delicado — agravado por complicações em 2013 após uma biópsia no fígado — exigiu atenção especial da equipe médica.
Agora, em sua nova batalha, o cantor tem usado as redes como um verdadeiro “diário de cura”, levando esperança aos fãs e a quem passa por situações semelhantes. “Estou com toda positividade, fé e crença de que, em breve, vou voltar a cantar como antes. Aliás, vou cantar ainda melhor”, afirmou.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!