Dica
Saiba como se livrar de eletrônicos que não servem mais
Brasil está entre os países que mais descartam incorretamente
Com os avanços tecnológicos, quase que diariamente, surgem novidades eletrônicas para atrair mais consumidores. São novos modelos de smartphones, eletrodomésticos, computadores, entre tantos outros dispositivos utilizados para facilitar a vida das pessoas. Com isso, também aumenta a quantidade de lixo eletrônico.
Segundo estudo realizado em 2021 pela Organização Não Governamental (ONG), Green Eletron, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartados incorretamente em todo o mundo. O Brasil é um dos líderes do ranking, ocupando a quinta posição mundial e a primeira na América Latina.
Leia+ Você costuma olhar os ingredientes do produto na hora da compra? Pois deveria!
O que fazer?
Mas o que fazer com pilhas, notebooks, celulares e tantos outros eletrônicos parados em casa, sem qualquer funcionalidade, ou que simplesmente pifaram e usamos mais?!
Sem saber como proceder, muita gente não faz o correto descarte e acaba jogando o dispositivo eletrônico no lixo, como se fosse comum.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2019 através da Lei 12.305/2010, aponta para o dever coletivo no descarte correto do lixo eletrônico, mas destaca a responsabilidade das fabricantes, distribuidoras e comerciantes neste processo.
Pela lei, as empresas devem, gradualmente, até 2025, instalar Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) nas 400 maiores cidades do Brasil.
Coleta em Niterói
Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, já existem PEVs habilitadas para receber lixo eletrônico, de 8h às 16h. Além disso, para estimular o morador no correto descarte, a prefeitura realiza uma ação que oferece créditos na conta de luz, a partir do peso do lixo recebido.
Endereços
Icaraí — Rua Jornalista Irineu Marinho 466, esquina com a Avenida Ary Parreiras.
Barreto — Horto Palmir Silva, popularmente conhecido como ‘Horto do Barreto’.
Largo da Batalha — Rua Leonor da Glória, s/n.
Engenhoca — Em frente à Policlínica da Engenhoca, na Avenida João Brasil.
Piratininga — Avenida Raul de Oliveira Rodrigues (Antiga Avenida 7, quadra 172).
Itaipu — Ao lado da estação de tratamento de esgoto — Rua O.
Santa Bárbara — Rua Doutor Luiz Felipe de Moraes Lamego 490.
Fonseca — Alameda São Boaventura (no Horto Botânico).
Ilha da Conceição — Centro Social Urbano da Ilha da Conceição, Rua Jornalista Sardo Filho.
Pontos de coleta pelo Brasil
Para quem não mora em Niterói e precisa fazer o descarte, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) disponibiliza endereços dos pontos de coletas mais perto da sua casa.
Lembrando que em se tratando de computadores e smartphones é fundamental ter o cuidado de apagar dados pessoais antes do descarte.
Celular
Além de contar com pontos de coleta, algumas fabricantes contam com programas de reciclagem:
Lembrando que antes do descarte é fundamental apagar aplicativos, registros pessoais e senhas que estejam armazenados no aparelho.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!