Dicas
Dia das Crianças vem aí, cuidado com o golpe!
Procon alerta para golpes criminosos que estão circulando
O Dia das Crianças vem aí, na próxima quinta-feira (12), e a criançada já fica toda ansiosa para ganhar aquele brinquedo esperado. Mas quem for presentear os pequenos deve ficar atento aos golpes que estão circulando na internet e a qualidade do produto escolhido.
Em ação realizada, nos últimos dias, pelo Procon, várias fiscalizações em lojas de brinquedos identificaram 4.311 itens sem o selo do Inmetro. As lojas foram autuadas e os responsáveis conduzidos à delegacia. Os fornecedores terão 15 dias para apresentar defesa.
Leia+ Dia das Crianças tem programação gratuita em Niterói e Região
Leia+ Saiba o que fecha no feriadão
Durante a operação, foram analisadas, além da regularidade dos produtos, questões referentes à publicidade e documentações obrigatórias. Todas as lojas foram autuadas por terem brinquedos irregulares, sem o selo do Inmetro e com embalagens em língua estrangeira, dificultando ou impossibilitando o entendimento do consumidor.
Preço
Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, o Procon realizou pesquisa de valores de cem brinquedos em 13 lojas virtuais e encontrou variações consideráveis. A flutuação mais significativa chegou a 251% em um mesmo jogo, em sites diferentes. Além disso, a autarquia realizou fiscalização em sites que anunciavam produtos direcionados às crianças e notificou três deles por apresentarem irregularidades na informação do preço, o que pode induzir o consumidor ao erro.
Saiba como fazer!
Pesquisar é sempre o melhor caminho, sem dúvida, mas também é importante levar em consideração o melhor custo-benefício. A compra feita por sites costuma ser mais em conta, apesar de ser importante ter atenção às especificações do produto, prazo de entrega e o valor do frete.
Para ajudar na compra, o Procon oferece algumas dicas:
- Produtos idênticos podem apresentar grandes variações de preços em lojas diferentes.
- Fique atento à classificação etária do brinquedo. Ela deverá ser adequada à idade da criança.
- Verifique se há o selo do INMETRO no brinquedo adquirido. Isso garantirá que este produto passou por testes que o liberaram para comercialização.
- Observe o rótulo e certifique-se de que não haja agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança.
- Não digite dados pessoais e não envie fotos através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos.
- Busque a reputação do site que deseja realizar a compra, com outros consumidores e através de sites específicos, como o www.consumidor.gov.br
- Atente-se à política de troca, pois ela não é obrigatória.
- O direito de arrependimento é um direito do consumidor, e poderá ser exercido para aquelas compras realizadas pela Internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído de todo valor pago, inclusive do frete.
- Peça sempre a Nota Fiscal, não importa a modalidade da compra.
Olha o golpe!
Golpe de Brinde - Nesta modalidade de golpe, o consumidor recebe uma ligação onde a pessoa se faz passar por um funcionário de loja, informando que há um brinde ou presente disponível que será entregue por motoboy, mas esta entrega deverá ser paga através de cartão de crédito ou débito. No momento da entrega, ao ter o cartão inserido em uma máquina sem sinal ou com visor apagado e digitar a senha, o consumidor tem os dados daquele cartão roubados. Portanto, atenção! Nos casos de brindes ou presentes, escolha meio diverso do cartão para efetivar o pagamento da entrega e nunca digite a sua senha em máquinas com visor apagado. Nunca digite sua senha de forma que terceiros possam vê-la.
Golpe da Falsa Central - Alguns golpistas possuem formas de efetuar ligações de forma que o número que apareça para o consumidor, seja similar daquele fornecedor o qual ele deseja se passar. Neste momento, eles pedem dados que possibilitam a efetivação da fraude, como o número completo de cartões e senhas. Deste modo, fique atento, pois a sua senha é pessoal e intransferível e não deve ser compartilhada.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!