Cidades
Trilha do esgoto revolta comerciantes e pedestres em Niterói
Passar pela Avenida 22 de Novembro, que liga os bairros de Fonseca ao Cubango, na Zona Norte de Niterói, sem sentir o mal cheiro provocado pelo esgoto a céu aberto na via, se tornou impossível, principalmente nestes dias mais quentes. Moradores e comerciantes alertam para o vazamento que persiste há meses, sem qualquer solução da concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na região.
''O pessoal da Águas de Niterói vem aqui, faz um reparo, desentope e depois o problema volta. Essa é uma via importante para a cidade. Isso que nós vemos é o próprio esgoto''
Josimar Gonçalves, de 48 anos, servidor público
''O problema já existe há mais de seis meses. Tanto o esgoto quanto a água. Só falta falar com o prefeito, com todo o resto já falamos. Eles vêm aqui e não resolvem!''
Olivier Luciano, de 60 anos, comerciante
Esgoto a domicílio
Quem também sofre com o vazamento em casa é o empreendedor Lázaro Vieira, de 64 anos. Ele explica que não pode usar dois quartos e um banheiro do imóvel, que possui ao lado de sua mercearia, por conta do esgoto.
''Essa situação acontece há pelo menos quatro anos. Não posso usar estes acessos por conta do vazamento de esgoto"
Procurada, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói informou que fez uma vistoria no local e confirmou vazamentos e tampas desniveladas. Foi solicitada à concessionária Águas de Niterói que realize uma revisão geral na rede. Alguns trechos com ondulações e buracos que são de responsabilidade do município serão executados.
Já a concessionária Águas de Niterói, responsável pelo tratamento de água e esgoto na cidade, informou que enviará uma equipe técnica ao local para verificar o vazamento na calçada. E acrescentou que não é responsável por vazamentos dentro das residências, sendo a manutenção de responsabilidade do proprietário. Sobre as inúmeras relcamações, por se tratar de um problemas recorrente na região, a empresa não informou se haverá um solução definitiva.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!