Cidades
Semana será de chuva em Niterói, Maricá e São Gonçalo
O tempo nublado dos últimos dias deverá permanecer, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ao longo da semana em Niterói São Gonçalo e Maricá. Nesta segunda-feira (10), chuvas isoladas foram registradas no decorrer do dia, e para esta terça é bom preparar o guarda-chuva, pois a previsão é de mais chuva.
Segundo o Inmet, as temperaturas devem variar entre 22º e 25º graus nas cidades.
Na quarta-feira (12), o tempo ainda ficará encoberto e com a presença de chuvas isoladas. As temperaturas deverão variar entre 22º e 31º graus.
O tempo chuvoso promete se despedir na sexta-feira (14), com temperaturas variando entre 23º e 32º graus.
Impactos
A Defesa Civil de São Gonçalo registrou 22 solicitações da população entre a manhã da última quinta (6) e o início da manhã desta segunda. A maioria dos registros foram por vistorias em imóveis ameaçando desabar, quedas de árvores e deslizamentos. O município segue em estágio de observação.
Ao todo, dez chamadas foram classificadas como emergenciais, resultando na recomendação de interdição de quatro imóveis nos bairros do Zé Garoto, Barro Vermelho, Tribobó e Venda da Cruz. Não foram registradas ocorrências com feridos. Também não foi preciso a abertura de pontos de apoio até o momento, informou a Defesa Civil.
O Gradim, que conta com o sistema de sirenes, foi o bairro que registrou maior quantidade de chuva acumulada em três dias na cidade, com 92 milímetros em 96 horas, o que corresponde à metade da média histórica de precipitação para o mês de janeiro em São Gonçalo. O Gradim foi também a localidade que teve o maior volume em 24 horas, com 56,2 milímetros.
As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas realizando as vistorias e atendendo aos chamados da população. Em caso de emergências, o órgão pode ser acionado por meio do telefone 199.
Já em Niterói foram nove ocorrências de deslizamento de solo. Também houve um risco de desabamento de imóvel, que estava desocupado por ter sido interditado previamente pela Secretaria Municipal de Defesa Civil na última terça-feira (4).
Os bairros mais afetados foram Sapê, Caramujo, Morro do Bumba e Santa Bárbara. Em caso de qualquer emergência, é possível ligar para o número 199 ou para o 2620-0199.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!