Cidades
Compras de fim de ano zeram estoque e corrida por liquidação em Niterói
Anúncios comuns no início do ano, as liquidações, promoções e descontos, geralmente oferecidos após as festas de fim de ano, andam em baixa nestes primeiros dias de janeiro em alguns comércios da cidade de Niterói. Devido à alta demanda e as boas vendas no Natal, muitos que foram às prateleiras das lojas encontraram poucas opções na hora de negociar os preços mais em conta nas vendas.
Quem deixou para ir aos estabelecimentos e centros comercias nos primeiros dias do ano reclama da pouca oferta. Como foi o caso de Valéria da Silva Correia, de 44 anos. A boleira, que mora no Largo da Batalha, passou a manhã desta quinta-feira (6) à procura de preços mais acessíveis.
"Até agora eu não encontrei um valor acessível a qualquer promoção. O vestido que eu havia visto no início de dezembro está com o mesmo valor. Já passei por algumas lojas aqui do Centro, mas nem pra minha filha eu encontrei peças de roupas baratas, vou levar só um conjunto de short e blusa", contou.
Corrida
A equipe do Enfoco percorreu algumas ruas do Centro e da zona sul de Niterói na manhã desta quinta, e foi difícil encontrar o anúncio de liquidação e descontos. Em um shopping no Centro da cidade apenas uma loja de roupas estava com promoções de até 60%.
"É sempre bom ter um descontinho nas compras, né? Mas até agora só encontrei desconto aqui", disse a cliente Lilian Palmeira, de 48 anos. Ainda no Centro, uma loja de roupas dava descontos em alguns produtos. Uma Calça jeans, por exemplo, de R$ 89 saía por R$ 59.
Gerente de uma loja multimarcas, Alessandro Lourenço contou que ainda há produtos mais em conta na loja, mas que não tem estoque, já que as vendas de final do ano supriram a demanda.
"Zerou o estoque da nossa loja, com isso, ainda não foi possível fazer liquidação por falta de mercadoria pois atualmente a loja só tem as peças que estão nas araras do salão. Estamos aguardando chegar novas mercadorias, mas elas são vão chegar no meado de janeiro", contou.
No bairro de Icaraí, na zona sul de Niterói, poucos comércios ofereciam descontos, em uma delas as roupas estavam sendo vendidas com descontos de até 60%.
Apesar de muitas lojas ainda não estarem oferecendo preços mais em conta, muitos lojistas comemoraram as vendas do final do ano, segundo explica o presidente da CDL, Luiz Vieira.
"O mês de janeiro sempre foi um mês muito relevante em produtos de vendas a produtos ao verão. Sempre após o Natal as empresas fazem essas liquidações, pois é uma maneira que as empresas têm de ajustarem os seus estoques. Esses produtos são muito vendidos, principalmente até o carnaval, que depois começa a descer. Estamos acreditando em um excelentes janeiro com boas vendas", disse Luiz Vieira presidente da CDL de Niterói.
Já para o economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Troster, alguns fatores podem contribuir para o desconto final ao consumidor, como variação das expectativas de vendas.
"As liquidações dependem de duas variáveis, expectativa de vendas e de vendas efetivamente. Se o comerciante teve uma expectativa de vendas alta, ele não vai ter por que fazer liquidação, se teve uma expectativa de vendas baixa, também não. Vai ter liquidação se as vendas forem inferiores às expectativas, se vendeu pouco e ficou com estoque grande, aí a loja faz uma liquidação, e ao contrário, quem esperava vender pouco pode ter vendido mais do que o esperado. Então, não vai poder fazer liquidação", disse o economista da USP, Roberto Troster.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!