Logo Enfoco


    Cidades

    Ciclovia vira alvo de criticas na Região Oceânica de Niterói

    Publicado 07/01/2022 às 21:29 | Atualizado em 10/01/2022 às 7:49 | Autor: Romulo Cunha
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ciclovia em Piratininga - Alex Ramos - Enfoco
    Ciclovia em Piratininga - Alex Ramos - Enfoco |  Foto: Ciclovia em Piratininga - Alex Ramos - Enfoco
    Obra da nova ciclovia deverá ficar pronta até o final de janeiro. Foto: Alex Ramos

    A chegada do verão trouxe, além do calor com altas temperaturas, um velho inimido para motoristas que trafegam em Niterói: congestionamentos intermináveis na Região Oceânica. Para tentar desafogar o trânsito, a prefeitura pretende implementar novas estratégias de olho nos acessos às praias. A iniciativa surge após o caos registrado no último dia 26. Acontece que a nova ciclovia que está sendo implantada em Camboinhas e Piratininga virou alvo de reclamações de moradores dos bairros, que alegam piora no trânsito.

    Pelo grupo do Enfoco no Facebook, a moradora Natália Azevedo alerta para os transtornos causados com a implantação da ciclovia.

    "Sempre priorizam a entrada de Camboinhas e o morador que precisa sair de Piratininga faz o quê? Quem aprovou essa obra não mora em Niterói. Não é possível uma coisa dessas. E quando alguém passar mal, como vai ser?"

    Pelas redes sociais, o morador Miller Lima também reclamou da ciclovia que, segundo ele, não é útil: "Ao meu ver, o que poderia melhorar era o calçadão que precisava passar por uma reforma urgente. O resultado não foi positivo: perdemos estacionamento e aos finais de semana ficará tudo parado"

    As principais reclamações sobre Piratininga são referentes ao acesso pelas avenidas Doutor Acúrcio Torres e Almirante Tamandaré, na altura do DPO do bairro.

    Obras

    A Prefeitura de Niterói, através da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, esclareceu que a obra da ciclovia da Praia de Piratininga se encontra na fase final de acabamento. O prazo final da obra, marcado para o último dia 28, acabou adiado para, segundo a prefeitura, incorporar alterações de projetos solicitadas por moradores do bairro. Segundo o Executivo, a nova previsão é que as intervenções sejam concluídas até o final deste mês de janeiro, assim como as obras na ciclovia da Avenida Almirante Tamandaré.

    A administração de Axel Grael (PDT), afirmou ainda que as duas ciclovias são parte do projeto de requalificação do sistema de transportes do bairro de Piratininga, que além do Parque Orla Piratininga, também receberá as obras da nova rótula de acesso à Camboinhas, para solucionar o maior gargalo no trânsito do bairro.

    O Executivo ainda ressaltou que a segregação da ciclovia, que já existia no local, não impactará negativamente na capacidade da Avenida Almirante Tamandaré e dará mais segurança e conforto para as pessoas que já utilizam a bicicleta no local.

    Operação Verão

    De acordo com a prefeitura, os órgãos competentes já estão monitorando e avaliando o comportamento do fluxo de trânsito em direção às praias da Região Oceânica. No último domingo (2), o Executivo informou que reforçou e ampliou as ações da Operação Verão para os fins de semana e feriados.

    Ao todo, 300 homens entre agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Subsecretaria de Trânsito e Transporte (SSTT) e outros órgãos públicos atuarão em todos o finais de semana em pontos estratégicos da cidade para apertar o cerco contra infrações de trânsito e estacionamento em local proibido, entre outras irregularidades.

    Multa

    Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estão nas ruas para orientar os motoristas. A prefeitura também pretende ampliar a fiscalização de casos de estacionamento irregular em vias da Região Oceânica. Carros parados em locais proibidos serão multados e estarão sujeitos a reboque e painéis de informações da cidade trarão, em tempo real, as condições de trânsito nos acessos às praias da cidade.

    A NitTrans estima que, nos primeiros finais de semana do verão, houve um aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos em direção às praias, em relação à média para o período. Por isso, o município fará um novo estudo e mapeamento para colocar em prática novas estratégias, levando em consideração todo o movimento esperado durante o verão.

    A Prefeitura de Niterói iniciou a 2ª etapa da Operação Verão em novembro. De acordo com a administração municipal, a ação já acontece em 12 praias da cidade, com a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e acontece nos fins de semana e feriados até março de 2022. O objetivo do programa é minimizar os impactos aos acessos às orlas e para as praias.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Fiocruz ressalta a importância sobre à oferta de leitos diante do avanço da Ômicron

    Próximo artigo
    >

    Evolução da Ômicron provoca mudanças na programação de grandes eventos

    Relacionados em Cidades