Logo Enfoco


    Cidades

    Chuvas: pontos de risco mobilizam equipes em diversos pontos do Rio

    Publicado 10/01/2022 às 7:15 | Atualizado em 10/01/2022 às 19:03 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Chuvas: pontos de risco mobilizam equipes em diversos pontos do Rio
    |  Foto: Foto: Governo do Rio
    Trabalhos estão intensificados por diversas secretarias e órgãos nos municípios mais afetados pelo temporal. Foto: Governo do Rio

    O Governo do Estado acompanha os prejuízos e danos causados pelas chuvas em diversas regiões do Rio de Janeiro, desde quinta-feira (6). Os municípios mais atingidos estão recebendo atenção máxima, com equipes e maquinários para minimizar os danos.

    "Em episódios de chuva forte, uma resposta rápida do poder público faz diferença. Estamos atuando dia e noite para minimizar o impacto dos estragos e em contato permanente com os municípios. Toda a estrutura do Estado está mobilizada para atuar em apoio às cidades afetadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros RJ trabalham incansavelmente para prevenir e minimizar danos. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para as regiões e para a população", afirmou o governador Cláudio Castro.

    A mobilização vem acompanhando o aumento de nível dos rios, que gerou alagamentos no Norte e Noroeste do estado, principalmente nos municípios de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus de Itabapoana, Itaocara, Italva, Laje do Muriaé, Cambuci e Santo Antônio de Pádua. Agentes estaduais estão visitando as cidades para analisar a situação e a necessidade de apoio às prefeituras.

    O Corpo de Bombeiros tem atuado no transporte de pessoas afetadas pela chuva em diversos municípios. Na Região Serrana, a Defesa Civil está monitorando a possibilidade de deslizamento de terra. O risco geológico também é considerado alto em municípios da Baixada Fluminense e da Costa Verdes.

    As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem e da Secretaria das Cidades trabalham na desobstrução das vias e contenções emergenciais de encostas, em parceria com a prefeitura e outros órgãos do estado. Desde o início dos temporais, a equipe técnica está atuando nas rodovias para limpar os trechos afetados, com trechos da RJ-146, RJ-172 e RJ-134.

    Reabertura de vias obstruídas

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras cedeu maquinários aos municípios de  Engenheiro Paulo de Frontin, Rio Claro e Carmo. Os equipamentos disponibilizados são: caminhões, escavadeiras e retroescavadeira. A mão de obra é oferecida pela prefeitura local através de seus funcionários.

    As máquinas são para auxiliar na abertura de vias que foram obstruídas após quedas de encostas, desassoreamento de rios, demolição de casas que foram interditadas pela Defesa Civil, entre outras ações.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social já entregou mais de 2.400 kits emergenciais aos municípios mais afetados e está se preparando para caso seja solicitado auxílio pelas prefeituras.

    Outras secretarias estão em estágio de mobilização, caso precisem ser acionadas. A Secretaria de Assistência à Vítima está com seus agentes prontos para acolher os afetados pelas chuvas. A Secretaria de Ambiente realiza um trabalho preventivo com o Programa Limpa Rios e também está mobilizada para auxiliar as prefeituras caso solicitada.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Brasil registra mais de 24 mil casos de Covid-19 em apenas um dia

    Próximo artigo
    >

    Veja a tabela de pagamento do IPVA 2022 no Rio de Janeiro

    Relacionados em Cidades