Cidades
Acessibilidade de pessoas com deficiência visual impedida na Zona Sul de Niterói
Uma banca de jornal prejudica a locomoção de pessoas com deficiência visual na rua Nóbrega, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Segundo relatos de moradores da região, a estrutura do comércio está sobreposta ao piso tátil, que serve de guia na calçada.
Com o piso coberto por parte do estabelecimento, a população que necessita do material para se locomover corre riscos de acidentes com o impedimento.
Para a coordenadora da Associação Fluminense de Amparo a Cegos (AFAC), Joana Merat, os pisos são de fundamental importância para a população com deficiência e disse que ainda há muito a ser feito na cidade nesse sentido.
"Ainda há precariedade desses recursos na cidade de Niterói. É preciso haver investimentos nesse sentido. A AFAC orienta a Secretaria de Acessibilidade para que as obras sejam feitas da melhor maneira possível. Eles nos procuram para isso, e estão tentando fazer um bom trabalho", afirmou.
"A gente luta para que os locais tenham esse tipo de acessibilidade para que os deficientes tenham autonomia em sua locomoção"
Joana Merat, coordenadora da AFAC
Questionada, ,a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói informou que já solicitou a modificação do piso tátil considerando a localização da banca. A previsão é de que em 30 dias um novo já esteja no local.
Perguntado sobre a situação, o proprietário da banca, que não quis se identificar, ressaltou que a estrutura tem permissão para estar no local e que aguarda a recolocação em outro ponto do piso pela prefeitura para que o local possa funcionar.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!