Confusão
Urso ou humano? Mascote viraliza por parecer pessoa de fantasia
Zoológico se manifestou sobre o caso
O zoológico estatal de Hangzhou, na China, esclareceu uma informação que circulou nas redes sociais, negando que os ursos em suas instalações sejam, na verdade, homens fantasiados. A história ganhou força após um vídeo de um animal da espécie aparecer em pé, apoiado apenas sobre as patas traseiras, posição semelhante aos humanos.
Os funcionários do zoológico decidiram explicaram o mal entendido. O vídeo mostra um urso-do-sol, também conhecido como urso-malaio, que é a menor espécie de urso do mundo. Quando esses ursos se apoiam nas patas traseiras, atingem o tamanho de cachorros grandes, chegando a, no máximo, 1,3 metro de altura. Por outro lado, ursos pardos e outras espécies podem alcançar até 2,8 metros de altura na mesma posição.
Para desmentir de vez os boatos, o zoológico publicou uma declaração no Instagram, no domingo (30), acompanhada de uma foto do animal em questão. O estabelecimento reforçou que é, de fato, um urso-malaio, o menor tipo de urso conhecido.
A polêmica ganhou tanta repercussão que até uma gravação de áudio de um porta-voz do zoológico circulou no WeChat, afirmando que o animal é real e acrescentando que, em uma temperatura de 40°C no verão chinês, um ser humano em trajes de urso não duraria mais que alguns minutos antes de desmaiar.
Para dissipar de vez os rumores sobre o "urso fake", o estabelecimento decidiu organizar visitas para a imprensa a partir desta segunda-feira (31), proporcionando aos visitantes a oportunidade de ver o urso-malaio em sua forma autêntica e afastar qualquer dúvida.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!