Debate
Olimpíada: releitura da 'Última Ceia' na abertura gera polêmica
A performance incluiu drags do programa 'RuPaul's Drag Race'
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada nesta sexta-feira (26), trouxe uma série de apresentações culturais, destacando a diversidade e a cultura global. No entanto, uma reeleitura do famoso quadro "Última Ceia", de Leonardo da Vinci, com drag queens, gerou uma controvérsia significativa na internet.
A performance incluiu várias drags que participaram do programa "RuPaul's Drag Race", como Nicky Doll, Paloma, Piche e Vespi, todas da versão francesa do reality. Para muitos, o show foi uma expressão artística, mas para críticos e fundamentalistas, a apresentação foi considerada uma "blasfêmia".
Leia +: Céline Dion emociona na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Leia +: Paris 2024: Com emoção e tecnologia, pira olímpica é acesa em balão
Leia +: Delegação brasileira faz festa na abertura dos Jogos Olímpicos
Os parlamentares da base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não hesitaram em manifestar seu descontentamento. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) expressou indignação em uma postagem no X, citando um salmo religioso e afirmando que "com Deus não se brinca".
"Lucas 22:19-20 (NVI): 'Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês’.' Santa Ceia de Cristo com drag queens. Vocês lembram o que aconteceu depois da encenação do Diabo pisando em Jesus no Carnaval de 2019? Com Deus não se brinca…", escreveu o senador.
Lucas 22:19-20 (NVI):
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 26, 2024
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado… pic.twitter.com/vE0KqtEv5a
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se pronunciou sobre o evento, descrevendo a apresentação como "uma zombaria demoníaca da fé cristã".
As Olimpíadas começaram fazendo uma zombaria demoníaca da fé cristã.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 26, 2024
O deputado federal Mario Frias (PL-SP) se uniu às críticas, afirmando que a Olimpíada estava "zombando da fé cristã". "Olimpíadas zombando da fé cristã", declarou Frias em sua postagem.
Olimpíadas zombando da fé cristã. pic.twitter.com/4ki27O5iti
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 26, 2024
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!