Será?
Gasolina caseira funciona? ENFOCO foi checar e tira a sua dúvida
Mistura feita com óleo de cozinha viralizou nas redes
Com o aumento nos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras na última sexta-feira (11), um vídeo de 2019 que ensina como fazer gasolina a partir de uma mistura com óleo de cozinha viralizou nas redes socias e alcançou mais de 1,4 milhões de vizualiações até esta quarta-feira (17). Mas não se empolgue. Especialista ouvido pelo ENFOCO avisa: não faça isso em casa.
No vídeo, o autor descreve como fazer biogasolina em casa reutilizando o oléo de cozinha. O homem filtra o produto com uma esponja de aço e depois o mistura com a gasolina. O autor mostra ainda que a mistura é inflamável, mas depois a insere no tanque de um carro e liga o veículo para comprovar o funcionamento.
No entanto, o mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Lincoln Rosa esclarece que, além de ser inflamável, a mistura pode prejudicar o veículo.
A mistura não serve para ser utilizada como combustível veicular
O especialista informa ainda que a gasolina precisa passar por diversos procedimentos até chegar nos postos de combustíveis.
"Em um veículo, a gasolina precisa passar por diversos sistemas internos do veículo, do tanque ao motor, e o sistema do carro é adaptado para as propriedades da gasolina e de outros combustíveis refinados. O óleo de cozinha possui moléculas muito maiores que a gasolina, e pode se aglomerar e entupir as válvulas do motor e do sistema de abastecimento do veículo".
O carro funcionaria a princípio, mas causaria danos irreparáveis ao motor.
Além disso, o químico ressalta que a mistura pode ocasionar problemas de saúde ao ser humano.
"O sistema de exaustão dos veículos é preparado para lidar com gases produzidos pela queima da gasolina e álcool geralmente. O óleo pode liberar outras substâncias que, além de serem prejudiciais para o carro, também comprometem as vias respiratórias humanas e poluem mais o ambiente", relatou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!