Mistério
Galinha 'voadora' salta de prédio e gera dúvidas: 'Ela tá viva?'
Especialistas explicam prováveis cenários
Um vídeo um tanto inusitado acabou ganhando a web nesta semana e gerou um tremendo mistério. Acontece que uma galinha saltou de uma altura considerável e deixou os internautas preocupados e curiosos: a galinha voa?
Nas imagens, publicadas por um perfil gringo no TikTok e repercutida em outras redes, aparece a ave em um parapeito da janela de um prédio, aparentando estar acima do quinto andar. Logo em seguida, o bicho salta da altura, bate as asas e some.
muitos questionamentos sobre esse vídeo pic.twitter.com/Wmqrk4fVB2
— gabs (@gabspetri) December 7, 2022
A filmagem ganhou tamanha proporção que já reúne mais de 8 milhões de curtidas na rede social, além de muitos comentários curiosos.
"Ela tá viva?", questionou uma internauta. "Todos se perguntam se ela tá viva, mas ninguém se pergunta como ela foi parar lá", comenta outra.
Tirando a dúvida
O ENFOCO procurou especialistas para sanar essas dúvidas. Segundo Luisa Bastos, bióloga, ornitóloga e mestranda em zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as galinhas conseguem somente planar.
"Galinha não voa. O que ela consegue fazer é bater as asas para subir curtas distâncias ou planar. Galinhas e galos não possuem as adaptações pro voo", esclareceu.
Para Luisa, a ave não chegou naquela altura sozinha, mas certamente existem grandes possibilidades dela ter conseguido escapar sem ferimentos.
Ela não chegou ali sem ajuda. Deve ter fugido de algum apartamento. Como ela consegue planar, acredito que conseguiria sobreviver àquela altura. Só não dou certeza que isso aconteceu, mas impossível não é
Outras imagens publicadas no Twitter mostram um exemplo disso. Mesmo que o perfil faça alusão ao fato de ser a mesma galinha, é possível identificar que não é. Mas o dito pela especialista fica evidente no vídeo.
Já a médica veterinária e mestre em ornitopatologia pela Universidade Federal Fluminense Virginia Léo, por serem consideradas aves, galinhas voam sim.
"Galinhas, em geral, voam baixo, mas podem voar sim. São aves! Tem toda a anatomia e fisiologia para o voo", explicou.
Além disso, existem alguns fatores anatômicos que podem ter ajudado a ave a planar sem ferimentos, de acordo com a especialista.
"Acredito que conseguiria sobreviver e nem ter se machucado porque as aves têm uma estrutura anatômica que dá leveza e particularidades ósseas, como os ossos pneumáticos e os sacos aéreos que inflam durante o voo e amortecem o pouso", disse Virginia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!