Inusitado
Estátua ganha segurança após toques ousados de turistas
Bronze da Molly Malone sofre desgaste por 'apalpadas da sorte'

A partir de maio, uma das estátuas mais famosas do mundo vai ganhar vigilância diurna. E o motivo é, digamos, no mínimo inusitado: turistas não param de apalpar os seios da escultura de Molly Malone, acreditando que o gesto traria sorte. O problema é que a tal superstição, além de estranha, causou um desgaste no bronze da estátua.
Localizada em uma região movimentada de Dublin, na Irlanda, a figura da vendedora de peixe virou uma atração turística depois que foi eternizada na década de 1980. Com vestes típicas do século XVII e empurrando um carrinho de frutos do mar, Molly ficou famosa não só pela beleza da obra, mas também por estar ligada à canção tradicional “Cockles and Mussels”, considerada o hino não oficial de Dublin.
O problema é que, entre uma selfie e outra, os turistas criaram o hábito de tocar repetidamente os seios da estátua, convencidos de que isso traria boa sorte. O bronze já está até mais claro ali, o que acabou forçando uma medida drástica: agora a estátua terá guarda durante o dia.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!