Culinária
Puchero, o cozido recheado de sabor e nutrientes
Saiba como fazer o prato sucesso em várias regiões do Brasil
Você já ouviu falar em 'puchero'? Um prato de origem espanhola recheado de nutrientes feito com o corte de carne bovina e legumes. Tudo isso aproveitado em um cozido que ganhou diferentes variações pelo mundo.
Apesar de tradicional na Argentina, no Brasil o puchero é mais popular nos estados do sul porque costuma ser associado aos dias mais frios. Apesar da complexidade do preparo com muitos ingredientes, confira aqui o passo a passo para fazer em casa esse delícioso prato de maneira mais economica e sem perder o sabor.
Ingredientes
Carnes
1 kg de patinho ou coxão mole, cortado em cubos;
2 linguiças calabresas ou paio, cortadas em rodelas;
Legumes
2 kg de batatas, cortadas em cubos grandes;
1 kg de cenouras, cortadas em rodelas;
2 cebolas grandes, picadas;
4 dentes de alho, picados;
2 tomates grandes, picados;
Grãos
500g de feijão branco ou carioca (deixado de molho por 8 horas);
Temperos
4 folhas de louro;
Pimenta do reino moída a gosto;
Sal a gosto;
Azeite ou óleo para refogar.
Preparo
Refogue as carnes: Em uma panela de pressão grande, doure a carne em um pouco de óleo. Adicione as linguiças e refogue por mais alguns minutos.
Adicione os legumes e temperos: Acrescente a cebola, o alho e o tomate. Refogue até a cebola ficar transparente.
Cozinhe: Junte o feijão escorrido, as batatas, as cenouras, as folhas de louro, a pimenta do reino e sal a gosto. Cubra com água fervente, tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 40 minutos.
Após o tempo de cozimento, verifique se a carne e os legumes estão macios. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos. Desligue o fogo e sirva quente.
Dicas
O sabor do puchero pode variar de acordo com o paladar de cada um. Adicione mais temperos se desejar um sabor mais intenso.
Você também pode utilizar legumes da estação para economizar e aproveitar os sabores mais intensos.
O prato pode ser servido com arroz branco, farofa simples ou pão.
Congelamento
O puchero pode ser congelado por até 3 meses. Basta deixar esfriar completamente antes de armazenar em potes. Com essa receita, você poderá preparar um puchero delicioso e nutritivo para toda a família, sem gastar muito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!